A nossa saga em busca do nosso veleiro começou!
Eu e a Dri começamos nossas pesquisas de veleiros em dezembro de 2015. Desde o início, uma grande dúvida pairava nas nossas cabeças: comprar um veleiro usado ou um novo? Bem, dedicamos muito tempo na internet buscando as duas opções e aqui vou contar a saga dos usados!
Panela velha é que faz as melhores comidas?
Este tema é, na minha humilde opinião, muito subjetivo. Será que veleiro antigo faz as melhores velejadas ou travessias? Hmmmm… tá aí uma boa questão! Tão boa que ainda não conseguimos encontrar um consenso, nem nas pesquisas na internet, nem em alguns livros e revistas e muito menos falando com corretores de barcos!!!
Dizem que barco usado já passou por todos os problemas que poderia ter, os quais já foram identificados e corrigidos. Ou seja, a probabilidade de novos defeitos seria muito pequena. Bom, para mim isso não quer dizer nada, pois eu não conheço o histórico dos problemas do barco e nem sei quais gambiarras podem ter sido feitas para corrigir estes “defeitos”. Ah, e também nada garante que novos problemas não surgirão ou que problemas devido à idade do barco também não apareçam!
Também disseram que comprando um usado e com menos pés do que queremos, nós poderíamos aprender a velejar sem nos preocuparmos em errar (ex: sofrendo pequenos acidentes com o veleiro). Depois de 1 ou 2 anos, poderíamos vender e compraríamos um do tamanho que queríamos inicialmente. Achei isso meio fora da realidade, pois teríamos que pagar o broker 2 vezes?! E outra: não se vende um veleiro tão rapidamente assim, pelo menos não por um bom preço e, ainda por cima, provavelmente já vai haver a desvalorização natural, o que nos faria perder ainda mais um pouco.
Apesar destes pontos acima, nós ainda precisávamos visitar alguns veleiros usados para ver se algum deles poderia nos encantar a ponto de fazermos uma oferta e até um test-drive!
Como encontrar veleiros usados à venda?
Identificamos duas maneiras de encontrar veleiros usados: a primeira, e mais rápida, é através de corretores de barcos (também chamados de iate brokers). Geralmente eles estão associados a anúncios em sites como Mercado Livre e OLX ou diretamente em sites das marinas, iate clubes e brokers especializados. No nosso caso, contatamos um corretor aqui em São Paulo que atua tanto no litoral paulista quanto no Rio de Janeiro; uma outra empresa de corretores de Ilhabela e outra empresa que também atuava em SP e RJ. Com dois desses brokers, conseguimos agendar visitas a 4 veleiros que estavam todos na Marina Bracuhy, em Angra dos Reis.
A outra maneira de encontrar os veleiros é buscar blogs e sites em que os próprios donos listam seus veleiros, além de grupos no Facebook. Este método nós não chegamos a marcar nenhuma visita, até por que já estávamos com visitas agendadas para ver os 4 veleiros indicados pelos brokers.
Os veleiros que visitamos…
Vamos ao que interessa: os veleiros visitados e nossas impressões!
O primeiro que visitamos foi fabricado em 1985, um Velamar. Por fora, me parecia um veleiro legal, mesmo para sua idade. Porém, logo ao entrar na cabine, já olhei para a Dri e, pelos nossos olhares, este já estava fora da lista! Teto muito baixo, pouco espaço (e mal distribuído) e muito escuro. Sensação claustrofóbica.
O segundo foi um Oceanis 393, fabricado pela Beneteau ano 2002. Já conhecíamos alguns veleiros da Beneteau (entramos em um no São Paulo Boat Show de 2015) e sabíamos que era um ótimo veleiro. E este 39 pés realmente estava em boas condições (aparentemente, já que não manjamos muito do resto). Por fora, estava bem conservado e, por dentro, a altura era boa e a divisão das cabines também agradou bastante. O único “porém” era o preço… bem salgado!
O terceiro que visitamos foi um MJ 38 pés ano 2008/2009. Por fora, estava bom/regular, pelo menos visualmente, e tinha placas solares, gerador e ar-condicionado. Por dentro, o MJ 38 tem uma distribuição parecida com o Oceanis 393, que é muito boa, porém o dono aumentou uma cabine de popa e consequentemente diminuiu a cabine ao lado. Ficou uma cabine “queen size” e a outra ficou tipo uma cama de viúva. O valor deste, completinho com gerador e ar condicionado, estava próximo de um novinho do mesmo estaleiro, só que com todos os acessórios.
O quarto que visitamos foi outro MJ 38 pés ano 2008. Neste, o dono fez várias alterações após pegar o barco, trocando as gaiutas/vigias por outras de tamanho maior, fez algum tipo de alteração na parede da sala que ainda não estava totalmente finalizada além de outras modificações que não curtimos muito. Uma pena, pois este era o veleiro com o melhor preço (excluindo o 1985) e, por causa disso, não achamos que seria prudente investir tanto dinheiro em algo tão modificado, fora do original do estaleiro. Pode até ser besteira nós pensarmos assim, mas também não foi amor à primeira vista, não sentimos aquela sensação que este seria o nosso barco que todos comentaram!
E agora!?
Depois de visitar os 4 veleiros, era hora de pegar a estrada para casa. Paramos em Paraty para jantar e descansar um pouco antes de chegar em São Paulo. Na estrada, fomos ponderando e discutindo bastante sobre os veleiros que vimos, prós, contras, se era hora de já comprar ou se era melhor esperar mais. Ou será que deveríamos partir para alguma opção de veleiro novo? Talvez um de menor tamanho? Ou comprar a prazo diluindo os pagamentos?
Bom… no próximo post sobre veleiros eu conto a nossa busca por veleiros novos! E, quem sabe, já teremos a nossa decisão?!
Bons ventos! Se curtiu compartilhe com seus amigos!!!
JP
Comprar um barco usado seja lancha ou veleiro no Brasil é muito triste .
Você se sente impotente em todos os aspectos .
Depois de anos investindo no seu crescimento pessoal , financeiro e no seu sonho, você se sente impotente e órfão , precisando de ajuda .
Sim !..
É triste e verdadeira minhas palavras ..
Vamos descrever os problemas , porque são muitos .
Em primeiro lugar você deve ser verdadeiro em sua autoavaliação
Será que meu sonho e desejo é ter mesmo um veleiro .
Vamos dizer que sim !
Isto depois de ter veleja-do em barcos de amigos , charteres , frequentado muitas marinas , feito vários cursos de velas , ( arrais , mestre e capitão amador ) .stc..
Então estará pronto a seguir em frente , mas antes faça a seguinte pergunta !..
Será que minha esposa , filhos , família , sogra e cachorro aprovam a idéia .
Se você for solteiro e desimpedido , melhor será sua decisão , caso contrário terá que pensar nas pessoas com quem vive e fazer um questionamento , caso contrário será no mínimo individualismo de sua parte . ; Afinal de contas ainda vivemos em família e sociedade .
Então resta a seguinte pergunta .
Quanto tenho de capital .
Quanto posso disponibilizar com meu brinquedinho ( sonho ) .
Um veleiro usado além do que irá pagar , existirá despesas de reparo e a maioria das vezes ficam bem altas .
Até você se dar por satisfeito e cumprir com os itens de segurança da embarcação , o dinheiro não para de sair de seu bolso ..
No Brasil , você tem algumas opções para compra de um veleiro .
Você pode compra um veleiro zero novo importado ,
Um veleiro usado de marca importada já nacionalizado , vai pagar bem caro .
Comprar um veleiro nacional novo ( zero ) .
Comprar um veleiro nacional semi usado com alguns poucos anos de uso .
Tirando estas opções , você cairá na seguinte situação .
A maioria dos veleiros nacionais no mercado de barcos usados , são marcas de fabricantes que não existem mais , mesmo assim , você ainda encontrará barcos com 25 , 30 anos ou mais de uso ;
Alguns em bom estado geral , outros em regular estado e muitos em péssimo estado de conservação .
Com certeza , terá que contratar uma pessoa , que entenda muito bem de barcos ( veleiros ) , porque a lista de checagem de um veleiro é grande e poucas pessoas no Brasil, estão acostumadas e habilitadas a fazerem este tipo de serviço .
Nos EUA , Europa e Caribe é muito comum estes profissionais especializados .
As seguradoras exigem certidão com relatório e inspeção oficial completa da situação e estado geral da embarcação .
Em alguns estados americanos as seguradoras exigem inclusive , uma certidão negativa da capitania dos portos , porque em alguns casos os barcos sofreram colisões e avarias , isto acaba impactando na avaliação do seguro . .
Mais não desanime !
Existem muitos barcos usados nacionais e estrangeiros em bom estado com preços atrativos e quem sabe você ache este veleiro do seu sonho.
Bons Ventos.
Olá , estou estudando há um bom tempo a compra de um . O único problema é , o que é caro e o que é ” barato ” . As comparações foram ótimas mas não dá pra ter uma ideia de preço :/
Olá Hélder, obrigado pela visita ao blog!
A questão de “caro” e “barato” não é fácil de saber mesmo. É algo complexo pois existem diversos modelos de barcos, com idades diferentes, melhor ou pior conservados, equipados com os mais diversos tipos de equipamentos… e diversas outras variáveis.
Outro ponto é o tipo de uso que você fará com o barco, onde deixará, se terá marinheiro ou cuidará do barco você mesmo… e lembre-se, quanto maior o veleiro maior serão os custos/gastos!
Uma busca rápida por “Veleiro” no OLX, filtrando para valores entre 50.000 e 500.000 te trará inúmeros tipos de veleiros, com anos de fabricação diversos, bem/mal equipados, etc. Comece a olhar essas informações e crie uma planilha com os que te interessam, depois compare-os e você terá uma base de preço. Pesquise sobre os equipamentos, velas, motores e outros acessórios para ter uma ideia de valores também.
Caso tenha mais dúvidas, pode me enviar email em jp@ipadive.com
O caro e o barato depende do seu bolso !
Para alguns tudo é barato , para outros tudo é caro .
Entendeu !
Aí eu faço a seguinte pergunta ;
Quanto vale um sonho !
Vai poder fumar no barco?
Fala Chico! Boa pergunta esta! Fumar somente na parte externa (convés) e no sotavento (ou seja, a fumaça vai para o mar e não na cara das outras pessoas!). Não esquecendo de apagar o cigarro e colocar a bituca em um lixo apropriado, nunca jogar no mar!!!
Belos barcos! Boa sorte na escolha! E vamos marcar uma velejada! Abraços, Neimar.
Opaaa!!! Que assim seja! Faremos isso muito em breve! Só falta casar as agendas atribuladas!!! Hehe! Vamos marcar! Beijão!