Num dia empolgante de mergulho logo no início da minha vida de mergulhadora, durante um mergulho incrível com tubarões, depois de cruzar com estes incríveis animais, eu tossia muito! Por segundos pensei, “nossa….acho que tubarão me dá alergia…”. E nada da tosse parar. Eu estava sufocando! A boca seca! Muito seca!
Pedi ajuda à minha instrutora e ela me mostrou para beber um pouco da água do mar para motivar a salivação e assim voltar ao normal. Assim o fiz e recuperei a respiração normal. UFA! Então vim dar, além dessa dica acima, mais sacadas para vocês evitarem este incômodo, porque, de fato:
A maioria dos mergulhadores experimenta o efeito boca seca durante os mergulhos e isso é deveras desagradável.
1. Qual é a causa da boca seca?
Quando mergulhamos, usamos um ar comprimido seco e respiramos pela boca. A diferença do que temos na superfície no ar não comprimido é o tal do vapor de água, que normalmente hidrata a nossa respiração. Quando o ar é comprimido, esta umidade é removida para que os equipamentos e, portanto a qualidade do ar que respiraremos, não sofram contaminação. Os principais “vilões” dos sistemas de ar comprimido são o óleo, a umidade e os particulados. Para assegurar a operação efieciente e confiável do compressor, o ar aspirado deve ser limpo e não conter poeira, fuligem ou partículas sólidas.
2. então Como evitar a boca seca ao mergulhar?
A hidratação adequada é o 1° e mais importante passo na prevenção de boca seca! Comece a hidratação com bastante antecedência ao mergulho, na semana em que fizer a atividade, beba água! MUITA! No dia do mergulho, comece o dia bebendo 500 mL de água umas 3 horas antes de mergulhar. Beba muita água também entre os mergulhos, cerca de 1 L para cada hora no barco e durante todo o resto do dia para garantir a boa hidratação de todo o teu corpo, pois, além de evitar a boca seca, garante que haverá fluidos suficientes para apoiar as funções corporais que ajudam a regular a temperatura do corpo, prevenir a doença descompressiva, fadiga e narcose.
3. Tá, eu não bebo muita água assim, há algum macete para evitar a boca seca durante o mergulho?
E também tem as receitas caseiras de resolver o problema, como enxaguar a boca com óleo de coco ou água e pimenta (como caiena) e ainda colocando um pouco de creme dental de menta/hortelã na parte dos dentes do regulador.
Além do que comentamos, a manutenção de um bom nível de aptidão física também ajuda mergulhadores a desenvolver padrões de respiração relaxados e estáveis que podem reduzir a frequência de inspirar e expirar pela boca, evitando a perda de fluidos e, portanto, tardando o efeito da boca seca.
4. tentei tudo e Nada disso funcionou. será que tem causas médicas para a minha boca seca?
Bom, pode sim haver causas médicas para a boca seca e até mesmo serem considerados um efeito colateral de medicamentos. Se estiver tomando remédios específicos, verifique a bula e converse com o médico para verificar se este pode ser um efeito colateral.
Mas se o problema persistir, pode estar relacionado a danos às glândulas salivares por conta de alguma doença ou tratamentos como a terapia de radiação para o câncer. A boca seca também é comumente associado com diabetes, que é predominante na comunidade de mergulho. É também um precursor de infecções bacterianas, virais e fúngicas. Portanto, se a boca seca persistir, é importante o acompanhamento com um médico para determinar a razão e resolvê-lo antes que isto leve a outras condições, tais como cárie dentária, doença gengival, mau hálito ou perda do paladar e apetite. Uau! Sim, pois a saliva ajuda a neutralizar ácidos bucais, limitar o crescimento de bactérias, enxaguar os alimentos da boca e auxilia na deglutição e digestão.
E agora nunca mais você ficará com a boca seca durante os mergulhos, a não ser que o grande causador disso seja um encontro super esperado com algum ser incrível marinho que você ame, pois isso te levará a um êxtase, uma emoção e um nervosismo como qualquer encontro tão desejado! Conte pra gente quem seria este ser!!! Comente aqui no post!