Certa vez, no barco da operação da escola de mergulho onde trabalho, eu estava como DiveMaster da operação, ajudando os alunos mergulhadores em suas atividades, em suas dúvidas e, na popa do barco e, bastante tímida, uma mulher me chamou para conversar em particular. Ela não estava fazendo o checkout do curso Open Water Diver, estava ali para tentar fazer sua primeira experiência de mergulho, o que chamamos Discover Scuba Diving (veja mais dos termos de mergulho em nossa nova categoria: Hein? – onde colocamos os termos que vamos usando nos posts para você entender melhor tudo o que escrevemos por aqui 😉 ).
Não quer perder nenhuma novidade? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Ela chegou próxima, falou baixinho e com ar de bastante preocupação me perguntou: “Dri, você que é mulher, deve saber melhor dos assuntos de meninas…eu vim tentar fazer meu batismo hoje, mas tive vergonha de conversar com o menino da loja sobre isso. É que eu tenho silicone. Queria saber se ele pode estourar lá embaixo, porque a gente pode ir muito fundo.”
UAU! Essa me pegou de surpresa! Perguntei a ela se houve alguma recomendação/restrição pra ela quanto ao implante, se o médico havia dito algum tipo de restrição quanto a isto. Ela respondeu que ele sempre disse que poderia ter uma vida normal, como qualquer outra mulher. Às vezes, no barco, encontramos situações assim, que não sabemos a resposta na hora e, infelizmente, não tinha tempo para pegar meu celular para pesquisar pra ela sobre o assunto porque já havíamos chegado ao ponto de mergulho, onde era minha responsabilidade também apoitar o barco e colocar os alunos na água. Rapidamente, tranquilizei a moça e disse que se o médico tivesse algo relevante pra ela considerar, deveria ter falado no momento das consultas e pós-cirúrgico. Mas confesso, fiquei aflita e não sabia ao certo se isso poderia afetar.
Claro, depois disso, gastei todo o tempo no barco ajudando os alunos mergulhadores com a cabeça no tal “silicone”. Apesar de não ser profundo o local onde ancoramos para os mergulhos (máximo 6m) e realmente acreditar que isso não seria um problema, já que pessoas com silicone também entram na piscina e eu jamais havia ouvido algo do tipo na mídia “Mulher morre depois de silicone estourar em mergulho de 4 m”, eu ainda estava curiosa. Por fim, a mulher acabou mergulhando tranquilamente, amou! E decidiu que faria o curso. Nada aconteceu e eu me tranquilizei.
Depois disso, pra não ter mais dúvidas para responder, fui pesquisar sobre o assunto e compartilho aqui com vocês minhas aliviantes descobertas!
#1 – Quem teria implantes mamários?
Os implantes mamários são utilizados tanto na cirurgia plástica reconstrutiva quanto na estética. Há vários tipos de materiais utilizados na sua confecção. Então, se você se deparar com uma situação assim, pense que o caso pode não ser somente estético, então, tenha “tato”. Ok, ficou estranho falar de tato com silicone, então, tenha sensibilidade para falar deste assunto com a pessoa. Eu já vi gente criticando mulheres por causa do tal silicone, falando que tem que se aceitar do jeito que é, então venho aqui fazer o apelo também para que exista o respeito às escolhas das mulheres. Pode ser estético e pode ser reconstrutivo! Somente as mulheres em suas distintas situações sabem de seus anseios e de sua auto-estima. Não seja daquelas pessoas que pré-julgam sem entender os motivos pelos quais a pessoa decidiu fazer o implante. Combinado?
#2 – A cicatrização
Parece óbvio o que vou colocar, mas tem gente muito doida nesse mundo. Então, não se pode mergulhar até a completa cicatrização da cirurgia e liberação pelo cirurgião, ok? Siga à risca as recomendações do seu médico e, se tiver dúvidas, minha sugestão é falar com ele, que conhece teu caso, conhece tuas necessidades e poderá te ajudar nesse assunto, ok? Conte pra ele que você ama mergulhar e entenda quais são os efeitos dos seus implantes para continuar a praticar sua atividade preferida. Essa fase de cicatrização pode ter diversas consequências e vale avaliar toda e qualquer possibilidade de contaminação. Não vacile!
Está gostando do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
#3 – o que muda pós implante?
Bom, dependendo do tamanho do seu implante, terá que rever as tiras do seu colete e o formato das roupas de neoprene, quiçá comprar uma nova, para evitar a pressão indesejada e desconfortável sobre o implante. Avalie isto para que seus mergulhos continuem confortáveis e você continue respirando sem dificuldades. Outro efeito do silicone é que eles são mais pesados que a água e podem (e provavelmente irão) alterar a sua flutuabilidade e, portanto, a sua posição durante o mergulho. Isto é particularmente válido nos implantes de silicone volumosos. Já os implantes de salina, outro material usado para implantes mamários, são neutros e não acarretam maiores problemas neste tema, ou seja, não irão interferir na sua flutuabilidade. Se é mergulhadora frequente e está pensando em fazer um implante, considere este material. Ele poderá te trazer maior conforto e uma fase de adaptação mais rápida! Hehe!
#4 – a pergunta que não quer calar: pode ou não pode mergulhar com implantes mamários?
Houve um estudo experimental em que vários tipos de implantes foram colocados em câmara hiperbárica e submetidos a vários perfis de mergulho. Observou-se uma diferença de solubilidade do nitrogênio em função da composição do implante. Houve um aumento do tamanho das bolhas das várias próteses que dependeu da profundidade e de tempo de mergulho a que foram submetidas. Esse aumento foi maior nas próteses de silicone e salina juntas. No entanto, este aumento das bolhas não foi suficiente para provocar ruptura dos implantes. Com o tempo, as bolhas voltaram ao tamanho original. Por ser um estudo experimental, ele não responde definitivamente sobre a questão dos implantes em mergulhadoras.
Vale lembrar que mesmo que o silicone rompa, ele é um produto inerte e com alta segurança, segundo os médicos cirurgiões, já que, devido à sua consistência coesiva, caso haja uma ruptura traumática da prótese, o gel de silicone não dispersa nem impregna nos tecidos. O que nos deixa mais tranquila para o caso de realmente isso ocorrer.
Não se acredita que a pressão do mergulho ocasione uma ruptura no silicone, nem por conta da formação de bolhas. Assim como nós, que somos feitos, basicamente, de água, não rompemos com a pressão devido à profundidade, o silicone segue o mesmo raciocínio. Ele não é cheio de ar, mas de líquido, o que equilibra a pressão com o ambiente, assim como nossos tecidos do corpo.
Então, a resposta mais condizente a esta pergunta é:
A probabilidade de o silicone romper durante um mergulho é baixíssima.
No entanto, se você possui ou quer colocar silicone:
- Avalie com seu médico o material a ser utilizado
- Conte pra o teu médico qual a frequência de mergulhos que você deseja ter
- RELAXE depois das explicações
O médico deve considerar sua prática esportiva quando fizer o implante, pois o tipo, estilo e tamanho dos implantes escolhidos são determinados pelo seu estilo de vida, contorno corporal, quantidade de tecido mamário e tamanho e aparência desejados. Sendo assim, confie no profissional e bora mergulhar!
Então taí mais esta para você compartilhar com AZAMIGA!!! =)
Pode botar silicone e continuar a sereiar por aí! Garanta as condições todas com teu médico e bora pro abraço, ou melhor, pro mergulho!
Ah! E tem um post no blog do cirurgião plástico Gustavo S. Alvarez muito legal que pode responder às várias outras dúvidas sobre silicones. E se você está aí pensando em fazer um implante mamário, leia, pois ele compilou 45 perguntas que você deve saber antes de fazer a cirurgia.
Gostou do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Semana que vem tem mais! Não percam que tá acabando!
Grande beijo!
Dri =)
As mulheres mergulhadoras são as mais tops de linha, pois são belas e corajosas, muito mais que as outras. Pois as mulheres convecionais não tem a coragem e a beleza de sereia que as mergulhadoras possuem.
Muito obrigada pelo comentário, Evilásio. Realmente as sereias são especiais, modéstia a parte. Hehehehe! Abraço e obrigada por curtir nossa página!
Pingback: Mulheres sub – Nossas boas vindas! – IPA Dive