Snorkeling é uma atividade recreativa prazerosa, relaxante e divertida. Praticar o snorkeling requer equipamentos básicos do mergulho, que são máscara, snorkel e nadadeira. Além disso devemos saber nadar, mergulhar e aprender algumas técnicas para utilizar corretamente estes três equipamentos. Confira também os diferentes tipos de máscara, snorkel e nadadeiras que estão disponíveis no mercado!
Não quer perder nenhuma novidade? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Meu amigo de Santa Catarina, Herick Nascimento, me enviou um email perguntando sobre dicas para fazer snorkeling. Ele quer saber o que deve levar em consideração na hora de comprar cada um desses itens. Ele e a noiva viajarão à Cancun e querem praticar naquele belo mar do Caribe mexicano! Espero conseguir responder tuas dúvidas aqui e não esqueça de enviar uma foto para eu colocar no facebook do IPA Dive!
Máscara
Você precisará de uma máscara de mergulho onde o seu nariz ficará dentro da máscara para, quando você for mergulhar fundo, possa equalizar a máscara (veja mais em “Técnicas e Dicas”). Não colocarei muitos detalhes técnicos neste post, isto ficará em um próximo post só sobre máscaras, e aqui colocarei os principais pontos a se observar na hora da escolha da sua máscara.
A principal dica para escolher a sua máscara é que ela fique tão confortável no seu rosto que pareça que você não está usando uma máscara!
Silicone: prefira silicones de alta qualidade, que sejam bem flexíveis e tenham área de contato boa com a pele. A questão do silicone escuro ou transparente irá afetar a sua visão, focada/afunilada (silicone preto) ou aberta/ampla (silicone transparente). Uma vantagem do silicone preto em relação ao transparente é que ele não amarela com o tempo! Para homens que tem barba/bigode vejam estas dicas!
Vidro: compre máscaras com vidro temperado. Temos modelos com 2 vidros separados e outros com vidro único. A escolha irá depender do seu gosto. Porém, para quem usa óculos ou lentes de contato, é interessante comprar com 2 lentes separadas e mandar colocar grau em uma ou ambas (aqui em São Paulo temos alguns lugares que fazem isso). Também existe outra opção de máscara que é possível acoplar lentes corretivas.
Volume: máscaras com menos volume interno facilitarão seu mergulho e você gastará menos ar para equalizar a pressão o quanto mais fundo você for. Porém fique atento para que a máscara tenha uma distância suficiente do ossinho do seu nariz. Vejo algumas pessoas que ficam com uma marca muito vermelha nessa região causado por uma máscara mal escolhida.
Faça o Teste: pegue a máscara, posicione a tira da máscara para baixo ou para cima, segure a respiração, coloque a máscara no rosto e faça uma leve pressão contra o rosto. Ainda segurando a respiração veja se a máscara se mantém presa ao seu rosto. Caso ela descole rapidamente ou alguns segundos depois então esta máscara não é uma boa opção para seu rosto.
Snorkel
Encontramos 3 tipos mais comuns de snorkels: o simples, o com válvula de purga e o seco.
O simples é o mais barato muitas vezes não tem nem a proteção básica contra respingos e muito menos uma válvula de purga. A única maneira de tirar toda a água do tubo é soprando forte inclinando um pouco a cabeça para trás.
O modelo só com válvula de purga é um dos melhores custo/benefício entre os 3. Possui a válvula de purga embaixo e tem uma proteção básica para evitar entrar água de respingos das ondas do mar, porém quando você mergulhar o tubo encherá.
Os do tipo seco possuem um mecanismo no topo que evita entrar água no tubo quando você mergulha e possuem uma válvula de purga na parte de baixo para expulsar água que eventualmente possa entrar. Fique atento que as peças móveis podem sofrer desgaste com o tempo e até eventualmente quebrar. Se você tem um deste modelo, peço que deixe um comentário dando sua opinião sobre este tipo de snorkel. Geralmente são os mais caros.
Outras características a se considerar, que são muito pessoais, na hora da compra são:
- Bocal deve ser confortável
- Pode ser totalmente rígido ou flexível
- Como é o encaixe/fixação na máscara
Nadadeiras
Novamente o item mais importante ao escolher suas nadadeiras é o conforto. Então experimente as nadadeiras no seu pé e veja se são do tamanho adequado. Temos dois tipos, as abertas e as fechadas.
Fechadas: são aquelas que você calça de acordo com o número do seu pé, ela tem um “sapato” embutido. Geralmente são indicadas para águas mais quentes. Se usadas em águas mais frias você pode usar uma meia fina de neoprene. Lembre-se que na água perdemos calor 20 vezes mais rápido do que no ar!
Abertas: estas não tem o “sapato” embutido, possuem uma tira de borracha na parte de trás para apertar e prender a nadadeira no seu pé. Porém elas são feitas para serem utilizadas com uma bota de neoprene. Então você terá que comprar estas botas se for adquirir as nadadeiras abertas. Algumas vantagens: elas são mais fáceis de calçar (você alarga e aperta as tiras), você pode usar tanto em águas quentes quanto nas geladas e as botas protegem seus pés durante caminhadas por pedras até entrar no mar.
Roupa de Exposição e Protetor Solar
Durante a prática do snorkeling você passará muito tempo exposto ao sol, por isso tenha muita atenção para não sofrer queimaduras solares! Você pode caprichar no protetor solar em todas as partes do seu corpo que ficarão expostas ao sol. Ou pode comprar camisetas de lycra com manga comprida e fator de proteção solar. Mesmo com camiseta não se esqueça de passar protetor solar no pescoço, orelhas e nas panturrilhas.
Técnicas e Dicas
Antes de estrear sua máscara você deverá retirar a película química de proteção que vem de fábrica. Passe pasta de dente branca nas lentes pelo lado de dentro e esfregue bem com os dedos. Depois enxágue e repita a operação. Quando terminar passe shampoo baby johnson (ou um sabão neutro líquido) esfregue bem as lentes e enxágue a máscara. Deixe secar à sombra.
Para sua máscara não embaçar você pode tentar as seguintes alternativas:
- Compre películas anti-embaçantes (se for comprar estas você não deve passar pasta de dente como falei no parágrafo acima).
- Utilize líquidos anti-embaçantes para máscaras de mergulho.
- Passe e esfregue shampoo baby johson nas lentes por dentro um pouco antes de cair na água e enxágue uma única vez (ou duas vezes caso o excesso de shampoo não tenha saído) – porém não esfregue o dedo novamente para tirar o excesso!
- Utilize sua saliva cuspindo nas lentes por dentro, esfregue com o dedo e enxágue uma única vez. Muito prático pois nem sempre carregamos anti-embaçante e shampoo, além de não custar nada.
Depois de executar um desses passos acima você deve ajustar a máscara no seu rosto e evitar ficar tirando e recolocando-a. O ideal é só retirar quando você for parar de fazer o snorkeling.
Você deverá treinar a técnica de esgotar o snorkel. Independente do modelo, se entrar água, você terá que soprar forte para expulsar todo o líquido. Caso você não consiga esgotar o snorkel totalmente com um sopro tome cuidado para não respirar/engolir água. A dica aqui é colocar a língua no céu da boca e puxar o ar lentamente. Em último caso tire o rosto da água, respire sem o snorkel e volte a soprar com força, porém, ao fazer muito isso, você acabará se cansando mais e aproveitará menos seu lazer.
Outro ponto importante é aprender a respirar com o snorkel. Parte do ar que soltamos quando expiramos fica no tubo. Este ar contém muito mais CO2 do que no ar da atmosfera. Então se você tiver uma respiração curta e rápida acabará respirando cada vez mais “ar morto”. Por isso sua respiração deve ser profunda e lenta. Desta maneira você puxará o ar do tubo e muito mais ar fresco da atmosfera, ocorrendo uma respiração muito mais eficiente.
Caso seu snorkel não fique muito bem preso na máscara eu recomendo que você compre um “oito”. É uma tira em silicone ou borracha em formato de 8 o qual você usa para prender o snorkel na máscara. Este 8 é infalível, seu snorkel não irá mais desprender da sua máscara durante seus mergulhos!
Máscara e snorkel prontos agora é entrar na água, mais ou menos até a cintura, calçar suas nadadeiras e começar a nadar. Mantenha suas nadadeiras sempre dentro da água e dê pernadas com as pernas esticadas. Bater perna fora da água só faz você se cansar e não sair muito do lugar.
Quando você enxergar alguma coisa muito interessante mais no fundo, e quiser observar de mais perto, é hora de aprender a mergulhar! A técnica e dicas a seguir deverão te ajudar:
- Sem tirar o rosto da água, para não perder seu alvo de vista, expire o máximo que conseguir e logo em seguida inspire o ar lenta e profundamente.
- Posicione o dedo indicador e polegar no seu nariz (por fora do silicone da máscara).
- Agora afunde o rosto e seu tronco de maneira a ficar perpendicular ao fundo do mar.
- Ao mesmo tempo levante suas pernas e nadadeiras.
- Nesta manobra você começará a afundar e, quando suas nadadeiras entrarem completamente na água, comece a bater suas pernas.
- Por causa da pressão da água você precisará equalizar seus ouvidos: pince seu nariz com os dedos polegar e indicador e tente soltar ar pelo nariz. Sinta que a pressão no ouvido passou devido à entrar de ar no ouvido. Repita esta equalização a cada 1 metro de profundidade. Se o ouvido começar a doer pare de descer, volte 1 metro e tente equalizar novamente. Qualquer coisa volte para a superfície e tente novamente no próximo mergulho.
- Outra equalização que você poderá ter que fazer é em relação à sua máscara. Mas esta é bem mais fácil, basta soltar um pouco de ar pelo nariz! Com isso a pressão no seu rosto irá passar imediatamente.
- Lembre-se que provavelmente entrará água no seu snorkel, por isso não solte ar pela boca. Você precisará deste ar quando chegar na superfície para esgotar seu snorkel sem perder seu peixe ou tartaruga de vista. Ou seja, quando chegar à superfície fique de olho no seu alvo e sopre forte para tirar toda a água. Respire 1 ou 2 vezes e volte a mergulhar.
- Sempre faça snorkel em duplas, principalmente se forem ficar mergulhando muitas vezes e indo fundo nos mergulhos. Caso você tenha cãibras ou calcule mal o tempo de fôlego o seu dupla poderá te dar uma ajuda.
Ao escolher a praia ou ponto para fazer o snorkeling procure se informar das marés, correntezas e possíveis perigos de cada local. É muito importante conhecer as peculiaridades para você se manter seguro.
Se você se cansar vire de barriga para cima, flutue e não se mova. Fique numa posição confortável. Caso tenha cãibras, dobre a perna, segure a ponta da nadadeira e volte a esticar a perna. Você sentirá sua panturrilha alongando.
Quando acabar seu passeio, vá até uma profundidade onde você fique com água na altura da cintura. Fique apoiado em um pé, dobre a outra perna e retire sua nadadeira. Inverta a perna, retire a outra nadadeira e agora você pode sair da água com tranquilidade.
Na sua casa, hotel, pousada, siga as dicas do post Como cuidar do seu equipamento de mergulho (parte 1/3) para cuidar do seu equipamento e também fazer a inspeção antes de cada mergulho!
Não quer perder nenhuma novidade? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Restou alguma dúvida ou pergunta? Pode me enviar no email jp@ipadive.com ou na página do IPA Dive no facebook.
Abraço,
JP
Uso o snorkel seco, na verdade nunca usei o purga ou o simples… o ruim do snorkel seco é q as vezes a valvula fecha sozinha e vc nw consegue respirar
Muitas das técnicas acabei tendo que aprender sozinho e outras de respiração aprendi agora rs. Sobre o snorkel, sempre utilizei os do tipo Simples e estão comigo faz vários anos. Comprei faz 6 meses um do tipo Seco e recomendo fortemente pois o mecanismo de não entrar água funciona bem na maioria das vezes. Só não sei se este vai durar vários anos como o do tipo Simples.
Parabéns pelo excelente post.
Show!
Post super completo, bem explicativo.
Obrigado pelas dicas preciosas para iniciantes assim como eu. Pode deixar que vou atualizando com os próximos passos do snorkeling que pretendo fazer.
Baita blog, com certeza vai incentivar muita gente a mergulhar.
Sucesso aí!
Obrigado Herick, que bom que ajudou você e espero que ajude muitos outros! Compartilhe com seus amigos e bora para o mar! Abraço!