Aprendendo a Velejar na Guarapiranga
Creio que ainda não tínhamos feito nenhum post sobre nossas aulas de vela na Guarapiranga. Se você nos acompanha já deve saber que estamos construindo nosso veleiro, se ainda não sabia, veja os posts sobre veleiro. Também precisaremos aprender a velejar, já temos o arrais amador, e agora estamos aprendendo e praticando velejar na represa Guarapiranga.
Como encontramos o Válter e o Júlio
Fomos ao lançamento do livro do Hélio Crapun aqui em São Paulo e conhecemos um casal muito legal, o Rafael e a Carol, na fila para conversar e tirar uma foto com o autor do livro.
Lá comentamos que tínhamos comprado um veleiro porém não sabíamos velejar. E eles ainda não tinham comprado um veleiro mas já estavam fazendo aulas! Rimos muito dessas “contradições” e trocamos whatsapp, pois eles iriam nos passar o contato dos instrutores deles.
Primeira aula “teste”
Marcamos com o Rafael, Carol e o Válter de fazer uma aula experimental. O dia estava meio nublado e com bastante vento. Arrumamos o veleiro e zarpamos. Logo que pegou um pouco de velocidade o Válter passou o comando para mim! Deu um baita frio na barriga! Mas como já estávamos com as velas bem ajustadas e na direção correta foi só manter o curso. Demos alguns bordos, o vento começou a aumentar e inclusive umas rajadas mais fortes.
Como meu cérebro ainda estava invertido em relação ao leme tivemos algumas fortes emoções com o veleiro adernando bastante. A Carol que o diga, né Carol?! Enquanto isso acontecia a Dri estava toda empolgada e cheia de adrenalina! Logo já estava tudo mais sob controle e a Dri pegou o comando. Mandou super bem e ela nos trouxe até próximo à marina. O Válter fez a aproximação final e atracamos de boas. Primeira aula com sucesso!!!
Aulas 2 e 3
Essas duas aulas não tivemos muitas emoções por que os ventos não ajudaram muito. Na segunda aula até que conseguimos dar umas voltinhas lentas pela represa.
Já na terceira aula tivemos que praticamente ir assoprando na vela e para voltar não teve jeito, ligamos o motor e voltamos para a Marina.
Curtiu? Compartilhe com seus amigos!
Google+
Super quarta aula!
Preparação
Neste último domingo (28/08/2016) o dia amanheceu lindo e com pouco vento. Porém no dia anterior tínhamos visto no aplicativo de clima e ventos que a partir das 10 da manhã teríamos ventos de até 5 nós e após meio-dia chegaria até 8 nós.
Aguardamos um pouco o Válter chegar e logo em seguida desceram o veleiro dele, que tem 17 pés. Note que fica uma pessoa ali na rampa para pegar um cabo longo na proa do veleiro que depois ele caminha até o píer e o puxa até atracar.
Seguimos para o píer que agora já estava com outros velejadores que se preparavam para sair com seus veleiros.
O Válter fez uma limpeza básica no veleiro e depois liberou nossa entrada. Subimos e fomos ajustar as velas. Colocamos a genoa (vela que fica na proa do veleiro) e depois a vela mestra. Na foto abaixo a Dri estava amarrando a esteira da vela no cunho.
JP no comando
Depois zarpamos muito lentamente, pois os ventos não estavam ajudando. Eu estava no comando e fomos em direção ao “fundo” com vento de través. Após alguns minutos o vento aumentou um pouco, deveria estar entre 2 e 4 nós. A Dri ficou no deck curtindo o começo do passeio e o Válter aproveitou a calmaria para passar protetor solar.
Depois de algumas calmarias e alguns jibes, conseguimos passar entre a ilha dos macacos e a margem do outro lado da Guarapiranga. Começamos a velejar rumo à margem de onde viemos e ao fundo pudemos ver o grande monumento do Solo Sagrado (ver foto abaixo).
O plano original era passar mais perto de lá, porém como o vento ainda não tinha aumentado resolvemos não arriscar pois poderia não ter vendo para voltar (mais tarde constatamos que poderíamos ter ido pois depois do meio-dia o vento já estava acima dos 5 nós e mais constante!).
Dri no comando
Como já estávamos velejando por um pouco mais de uma hora era hora da Adriana descer do deck para assumir o comando. Aqui aconteceu algo interessante para o nosso treinamento. Durante um bordo e junto com o vento que aumentava lá se foi o colete salva-vidas para a água! “Colete ao mar” (como nosso futuro veleiro navegará no mar usamos o termo ao mar mesmo!)!
O Válter já aproveitou o momento para nos mostrar como manobrar e ficar de olho no “homem” ao mar e conseguimos fazer o resgate com sucesso. Infelizmente não temos nem fotos nem vídeo desta ocorrência.
Tanto eu quanto a Dri fizemos alguns bordos sem nenhum auxílio do Válter. Quando eu fui fazer o vento estava mais fraco e não consegui completar o bordo. Mantive o rumo para pegar um pouco de velocidade e repeti a manobra com sucesso!
Quando a Dri ia começar a manobra dela ela abortou pois também queria pegar mais velocidade para garantir a mudança de direção. Porém ela quase passou do ponto e já estava fazendo um jibe. Mas habilmente conseguiu colocar o veleiro no rumo certo!
Voltando para a marina
Como o vento estava bom, ao invés de voltar direto para a marina, fomos um pouco além, em direção à represa. Aí a Dri deu um jibe e logo em seguida armou uma asa de pombo pois agora o vento estava de popa.
Na aproximação do píer da marina descemos a genoa e, contra o vento, a Dri foi controlando o leme e a vela mestra para fazer a atracagem. Com o auxílio do Válter ela conseguiu uma manobra quase perfeita!
Tiramos as velas, dobramos, ajeitamos o barco e ficamos esperando o pessoal da marina tirar o veleiro da água. Nos despedimos do Válter e fomos para casa muito felizes!
Balanço final
Esta quarta aula foi a melhor de todas. Creio que estamos conhecendo mais sobre os ajustes das velas, como controlar o veleiro e uma melhor noção de espaço e das reações do barco, o quê nos deixa mais seguros. Claro que o dia perfeito com sol e ventos fracos a moderados ajudaram bastante!
Curtiu? Compartilhe com seus amigos!
Google+
Veja como foi a velejada
Vejam o vídeo que fiz durante nossa aula no nosso canal do youtube. Assine nosso canal e acompanhe de perto nossas aventuras!
Quer fazer um passeio ou aprender a velejar?
Entre em contato com a gente no email contato@ipadive.com informando se deseja fazer aulas ou somente um passeio.
Para passeios a capacidade é de 4 pessoas nesse barco mostrado no vídeo e até 6 pessoas no outro veleiro que é um pouco maior. A duração vai de acordo com a sua vontade. Entre em contato que iremos personalizar o passeio da melhor maneira possível.
Para aulas podemos ter 1 ou 2 alunos e a duração aproximada de 2 horas cada aula. Entre em contato para mais informações sobre aulas avulsas e pacotes de aulas.
Até a próxima aventura!
JP & Dri
Olá! Acompanho vocês e curto muito a ideia de velejar. Eu e meu marido estamos querendo iniciar em cursos para iniciantes na vela, na Guarapiranga. Qual marina fizeram o curso? Indicam? Grata, Paula.
Oi, Paula!! Fizemos o curso básico com um amigo que tem um veleiro no Sailing Center, na Guarapiranga! Se te interessar, escreva-nos por email (contato@ipadive.com) que fazemos as devidas apresentações para se conhecerem. Não é uma escola, é um amigo ajudando outros amigos. =) Grande abraço e obrigada por nos acompanhar! <3
Parabéns JP ! Você s são nota 10 ! Ah… e o Valtão também ! rs Abraços e Bons ventos sempre !
Muito massa as aventuras de vcs! O mais importante é que é passado para a escrita realmente o que vcs vivem velejando!!!As vitórias e os desafios!!!!