A primeira vez que tive oportunidade de mergulhar foi durante umas férias com a Dri. Viajamos de carro por 22 dias, saindo de São Paulo capital, passando por Lençóis (interior da Bahia),
Morro de São Paulo, Trancoso, Caravelas e uma última parada rápida em Angra dos Reis. Uma viagem inesquecível!
Mas voltando ao mergulho, nós não havíamos planejado mergulhar. O objetivo era fazer o passeio de avistamento de baleias, dar uma rolê em uma das ilhas de Abrolhos e voltar. Chegamos dia 03/10/2012 no final da tarde na cidade e fomos reservar o passeio. Na primeira agência falaram que não tinha gente suficiente e mandaram a gente ver com outra operadora. Saímos de lá pensando positivo (especialidade da Dri!) e não é que chegamos na outra operadora e tinha gente suficiente!? Uhuuu! Aí acho que a Dri viu que tinha a opção de fazer mergulho, ela me propôs dizendo que eu ia gostar muito e lá fomos nós experimentar as roupas de neoprene!
Dia seguinte, 04/10/2012, chegamos no cais cedíssimo e partimos rumo à Abrolhos. Como era final da temporada vimos poucas baleias e poucos saltos. Porém só com esse “pouco” que vimos foi algo espetacular. Bichos incríveis! A natureza realmente é fantástica! Depois de vermos as baleias, o barco tomou a direção do arquipélago. Nesse caminho eu passei mal e fiquei mais branco que gelo baiano! Consegui segurar e não vomitei! Assim que avistamos as ilhas, já estava melhor e, parando o barco, fiquei 100% e a cor até voltou!
Fomos passear na única ilha autorizada pela marinha e o instituto ambiental, acompanhado de guias. Pegamos o botinho inflável do catamarã e foram algumas viagens até todos estarem em terra. Na ilha, os pássaros marinhos se reproduzem e conseguimos tirar belas fotos. Também vimos alguns pássaros que morreram, pois comeram plástico (lixo) sem querer, confundiram com alimento! Muito triste. Aí o tempo na ilha acabou. Era hora de voltar para o barco e se preparar para o meu mergulho…
Roupa colocada, equipamentos e acessórios preparados, orientação feita pelo instrutor e era hora de cair na água! Infelizmente nem eu e nem a Dri tiramos fotos da preparação e da entrada na água… :(. Minha respiração parecia um motor V12, rápida e forte devido à ansiedade gigante que eu estava! Não lembro como entrei na água, se foi passo de gigante ou se rolagem lateral, só sei que a respiração continuava forte. Mais algumas instruções foram reforçadas e fizemos sinal para descer.
Confesso que nos primeiros minutos senti uma agonia, tipo uma claustrofobia e na minha mente ficava me perguntando “Nossa, por que estou sentindo isso? Que bizarro!”. O instrutor foi descendo comigo lentamente, fui equalizando sem muita complicação e quando vi o fundo do mar, os peixes, corais, etc, pareceu que tudo de estranho que estava sentindo havia passado! A partir daí, só concentrei mais na respiração e curti o passeio! Para coroar esta estreia no fundo do mar, o mergulho não poderia ter terminado melhor, tinha uma grande tartaruga comendo “capim” no fundo do mar. Chegamos próximos e ela continuou ali, de boas, comendo sua “graminha” (conhecida como algas também). Sensacional!!! Subimos e, chegando na superfície, foi só vibração e festa! A Dri também ficou muito feliz, pois ela queria muito que eu gostasse para a gente, quem sabe em um futuro próximo, pudéssemos mergulhar juntos! Depois foi só desequipar, colocar a roupa seca e voltar para Caravelas. Ainda na volta vimos mais algumas baleias e fugimos de uma tempestade que estava vindo ao longe.
Foi desse jeito que comecei no mergulho e acredito que assim como eu, várias pessoas passaram por experiência parecida antes de fazer seu curso básico de mergulho! Para todos que tem vontade de mergulhar eu recomendo que procurem bons profissionais, que sigam as regras de segurança e façam um mergulho de Discovery.E se você descobrir que o mergulho é sua praia, procure fazer o curso básico e aproveite os outros dois terços do planeta debaixo d’água!!!
Abraço e até o próximo post!
Que história linda em.
Bom dia
Sabe que eu nunca quis me aventurar em mergulho e sempre tive medo, apesar de amar barcos e o mar, mergulho nunca foi minha praia. Até que um dia eu estava em um veleiro de um amigo e a âncora enroscou em algum cabo de algum barco vizinho , quando estávamos fazendo uma manobra. Enfim, Ficamos chateado, mas no outro dia conversando me voluntariei para descer e ver se podia fazer algo, pois a profundidade era de 3 metros apenas. Coloquei o óculos de mergulho e entrei na água. Foi mágico!!!
Consegui desenroscar o cabo em três descidas e me apaixonei depois disso. Até me voluntariei para limpar o casco do veleiro rs. Mas sei q é perigoso então quero fazer o curso primeiro e ter os equipamentos .
Parabéns e sucesso a vcs…
Abcs..
Obrigado Felipe! Muitas vezes ficamos com medo das coisas por não as conhecermos. Com o mergulho é assim, as pessoas ficam com receio, porém quando você faz o curso básico aprende as regras mais importantes e depois é ir praticando até estar um peixe! Abraço e continue nos visitando.
João Pedro , conheci você e seu irmão Francisco ainda pequenos aqui em Bauru , tempos de Pôs-Graduação da sua Mãe por sinal bons tempos aqueles .
Muito feliz em saber de você e de seus planos , que eles se tornem realidade é você conquiste todos os seus objetivos .
Muita Paz e muita Luz em sua Vida !
Oi Edimauro, lembro de você por nome! Vou falar para ela que você passou por aqui!
Muito obrigado pelo voto de sucesso e estamos trabalhando duro para chegar lá!
Continue acompanhando e dando apoio para a gente!
Abraço,
JP