Quem quer estudar em Ilhabela?
Já que vamos comprar um veleiro, temos que saber como comandá-lo! E não fomos sozinhos! Nosso projeto está incentivando amigos e familiares a saírem da zona de conforto! Eu e a Dri estamos muito felizes em poder compartilhar esta experiência com meus pais (Antônio & Maria) e nossos amigos e padrinhos de casamento (Diego & Naomi).
Após buscas incansáveis na internet e consultando alguns amigos e conhecidos, decidimos fazer aula na Vini Vela em Ilhabela. Um dos fatores decisivos nesta escolha foi que as aulas práticas seriam feitas no mar e em um veleiro de 40 pés! Outros cursos eram na represa Guarapiranga e em lanchas…
Viagem e estadia em Ilhabela
Desta vez deu tudo certo no nosso planejamento. Todos nós conseguimos sair mais cedo dos nossos trabalhos, eu, Diego, Naomi e a Dri. Todo mundo no carro por volta das 16:00, tanque cheio, lanchinhos feitos e rumo à Ilhabela. A viagem passou rápido pois ficamos conversando e estudando por todo o caminho!
Chegamos à Ilhabela por volta das 20:00 e fomos até nossa casa, alugada pelo AirBnb. A casa era como estava no anúncio, espaçosa, 3 suítes, terreno grande com muito verde. Meus pais já estavam lá e o caseiro José nos auxiliou em tudo que precisamos!
Como foi nosso curso!
Foi MUITO LEGAL!!! O curso é composto em duas partes, motonauta (jet ski) e embarcação à motor (lancha ou veleiro).
Sábado pela manhã fizemos o curso de motonauta. Pelo nome me parece que os jet skis são as motos da água! Nunca andei de moto, mas o bagulho dá uma adrenalina grande e cabem 2 ou 3 por jet ski (dependendo do modelo). Subimos no nosso jet ski escola, Vini, Dri e eu. O Vini ligou o jet e enquanto ele pilotava ia passando todas as regras e manhas de como pilotar essas motos da água. Depois da teoria era hora da prática, a Dri foi para frente e mandou ver na pilotagem. Acelerou, virou para um lado, para o outro, prestou atenção em outras embarcações e se aproximou da praia. Jogamos a âncora, não podemos chegar até a praia onde não temos aquelas raias delimitando entrada e saída de embarcações. Depois de mais um pouco de teoria puxamos a âncora e foi minha vez de pilotar. Saí vagarosamente até passar os barcos fundeados na praia e acelerei bastante! Em um dado momento notei marolas de uma lancha vindo e desacelerei quase que tudo, se não tivesse feito isso iríamos dar um salto considerável e sabe lá como iríamos aterrissar!!! Prossegui até a marina, me aproximei lentamente pela raia e encerramos a aula. Na sequência foram fazer aula o Antônio & Maria e o Diego & Naomi.
Depois de almoço fomos fazer o curso de arrais amador no veleiro! O veleiro do Vini é um Bruce Farr 40 pés. Ele fica fundeado em uma poita em uma marina próxima do centrinho histórico, na praia Saco da Capela.
Próximos passos
Após fazer todas as burocracias de praxe agora o Vini irá agendar nossa prova na marinha em São Sebastião dia 16 de março, quarta-feira. Data ruim para nós que trabalhamos de segunda à sexta e teremos que rebolar para conseguir um dia de dispensa no trabalho (e dá-lhe trabalhar até mais tarde vários dias para compensar!!!). Enfim, fica a dica para a nossa querida Marinha do Brasil dar mais opções de datas, acredito que isso incentivaria mais pessoas tirarem o arrais! Depois da prova a gente faz mais um post para contar como é a prova e como nos saímos.
Fico por aqui e espero seus comentários e sugestões de melhoria para nosso blog fique cada vez mais gostoso de ler!
Bons mergulhos e bons ventos!!!
JP – jp@ipadive.com
Parabéns casal… Vocês nos inspiram!!
Aeeeee!!! Obrigada, João! =) A intenção é essa mesma!!! Inspirar mais peixes por aí…