Navegando com o Navionics / Boating HD como principal aplicação para navegação parece muito absurdo?
Você concorda que é um aplicativo moderno, útil e barato, mas ainda insiste em investir 3 vezes mais num outro equipamento dito “náutico”?
Tem medo de confiar neste aplicativo aparentemente simples que se você usa no celular ou tablet?
Neste post, vamos mostrar como evitar problemas quando navegando com o Navionics.
É possível que você já tenha ouvido falar muito das desvantagens de se usar o Navionics / Boating HD como principal aplicação (ou mesmo única) para se navegar.
Mas saiba que ele é extremamente fácil de usar e você poderá vencer estas desvantagens ficando atento às 7 dicas essenciais abaixo.
Continue lendo esse texto para saber as 7 dicas imprescindíveis para não se dar mal navegando com o Navionics / Boating HD como principal aplicação para navegação.
Quer saber mais sobre as poderosas funcionalidades navegando com o Navionics / Boating HD? Conheça o Curso Navegando com Navionics.
1. Evite navegar com o Navionics sob grande luminosidade
A luminosidade do sol pode tornar impossível enxergar as informações no seu dispositivo.
Tenha em mente ter uma cobertura para fazer uma pequena sombra que será de grande ajuda para a leitura das informações das cartas no seu dispositivo.
2. Evite usar óculos polarizados ao navegar com o Navionics
Quando ficar encarregado em ser o navegador, evite os óculos de lentes polarizadas, pois elas impedem de enxergar a tela de dispositivos como celular e tablets.
Porque quando precisar olhar rapidamente o aplicativo para acompanhar alguma mudança na rota de navegação, você terá um procedimento a mais: tirar os óculos primeiro.
Muitas vezes as pessoas se esquecem deste detalhe e acham que o dispositivo desligou (e acabam até entrando em desespero).
Então para evitar sustos, lembre-se disso.
3. Tenha uma fonte de energia próxima
Quando navegar usando seu tablet ou celular, tenha uma fonte de energia próxima para carregar seu dispositivo.
Isso porque o consumo de bateria destes equipamentos é grande quando requer uso de localização GPS.
Portanto, tenha um ou dois power-banks ou uma tomada 12V exclusiva preferencialmente para deixar seu dispositivo conectado constantemente a uma fonte de energia segura.
Uma dica relevante: se for preciso, use fita isolante para que o fio de carregamento não se desprenda do dispositivo nem force o conector durante a navegação.
4. Tenha capas à prova d’água sempre a mão
Para seus dispositivos principais de uso do Navionics, considere comprar capas à prova d’água feitas exclusivamente para estes dispositivos.
Afinal, você não vai querer que, no meio de um pirajá (chuva passageira no mar), onde a visibilidade já é dificultada, a situação piore se não conseguir enxergar.
Ou ainda comprometer seu equipamento de vez, já que são seus olhos em baixa visibilidade no mar.
Então, invista nisso sem dó!
5. Tenha um suporte confiável para o seu dispositivo
Para usar seu dispositivo no cockpit ou na parte externa de sua embarcação, instale um suporte que seja confiável.
Isso garantirá que, mesmo que você precise fazer algo na embarcação durante a navegação, o equipamento estará num lugar seguro e a salvo para suas manobras e navegação.
Então, estude a melhor área para instalar o suporte, preferencialmente, um local fixo.
E lembre-se de que quanto menor a embarcação, maiores serão os choques com o mar e a chacoalhação e, portanto, aumenta a necessidade de um suporte adequado e confiável para que seu dispositivo não seja arremessado na água.
6. Cuidado com a precisão do GPS navegando com o Navionics
Considere que a precisão no mar é sempre de 3 a 10 metros. Geralmente de 3 a 5 metros. Portanto, seja conservador nas navegações.
Isso faz parte, inclusive dos Termos de Uso do aplicativo. Este talvez seja o principal motivo do aplicativo ser desacreditado, quando na verdade nada tem a ver com o aplicativo, mas com o aparelho que está usando.
Sendo assim, é necessário pesquisar se o tablet que pretende usar tem GPS interno e quão bom é para que este tema seja superado.
Há ainda sistema Bluetooth que poderão ser associados para resolver este problema, caso sinta-se inseguro com o GPS de seu dispositivo.
Então antes de se lançar ao mar, teste seu equipamento em navegações costeiras para averiguar sua precisão.
7. Fique atento aos atrasos da leitura do navegador do seu aplicativo e não navegue olhando apenas para ele, mesmo que à noite.
Com o tempo, você se acostumará com sua velocidade de resposta na visualização da linha de fé do aplicativo.
Você notará que, se fizer uma curva lenta, leva alguns segundos para atualizar a posição e a direção do navegador (seta vermelha no aplicativo).
Portanto, atenção redobrada à noite para não sair do rumo, principalmente se não tiver um piloto automático e o mar estiver mais mexido.
Olhe muito para tela do dispositivo e logo sairá 40° do rumo correto.
Fique atento!
Se gostou destas dicas, acompanhe nosso canal no Youtube para conteúdos em vídeo.
Boas dicas, continuem assim…!!!👍👍👍