Num dia na operação de mergulho, quando ainda DiveMaster, um grande amigo instrutor me chamou pra perguntar por que há menos mulheres trabalhando com mergulho no Brasil em relação ao número de homens. Passei um tempo pra pensar no tema e depois vieram mais experiências na operação para que eu refletisse.
De cara o que acontece é mais um preconceito da classe feminina que qualquer outra coisa. Vi muitas mulheres reclamando sobre o peso dos equipos, de como fariam para cuidar de alunos se só seus próprios equipos já eram demasiado pesados. Isso é básico! Se fosse assim, não existiriam mulheres policiais, bombeiras, operadoras de empilhadeira e guindaste e até médicas, enfermeiras, não é mesmo?!
#1 Tenha carreira no mergulho porque Você quer isso pra você
O que primeiro você precisa saber é que se você não estiver CERTA de que é isso que você quer, você realmente não conseguirá. Não faça porque teu grande amigo te motivou, porque teu namorado quer isso pra você ou seu marido te botou uma pressão. Faça por VOCÊ e pra VOCÊ. Se estiver decidida, dará certo.
Eu fiz tudo isso na minha vida porque eu simplesmente AMO estar embaixo d’água! Amo ver peixinhos e interagir com o fundo do mar! Eu tenho vontade de conversar com eles! Eles me ensinam muito! Estudar o fundo do mar me dá uma inspiração do que é viver em equilíbrio! E isso eu levo para todos os dias da minha vida. Mesmo! Além disso, amo ensinar pessoas sobre esse mundo subaquático! Eu passaria o dia inteirinho falando desse assunto sem estar perto de me cansar! Então essa inspiração tem que vir de dentro de você. Uma vez sereia, sempre sereia.
#2 Diferenças fisiológicas existem, mas tire proveito
Sim, temos maiores problemas para carregar 2 cilindros de 20 kg cada um que um homem, fato. Mas não quer dizer que sejamos incapazes. Aí entram duas coisinhas: 1° HOMENS, por gentileza, respeitem essa diferença básica de força. E parem de dizer que é somente “jeito”, porque carregar 40 kg por 2 torneirinhas é realmente mais complicado pra gente. Tem jeito, sim, mas também há força envolvida na parada e também altura! Se você é baixinho (menos de 1,70 m, já vai sentir isso na pele) e daí pra carregar essas coisinhas, você precisa de alguma forcinha no trapézio (músculo muito pouco trabalhado por sinal). Respeitem isso. Não quer dizer que não vamos carregar cilindros, mas que faremos em ritmo mais lento, ok? 2° MULHERES, por gentileza, CARREGUEM os cilindros, quanto mais carregar (dentro do teu ritmo), mais habitual ficará pra você, vamos nos esforçar também, ok? Aos poucos a dor nos dedos melhorará, o trapézio ficará fortinho e o bíceps vai ajudar. Isso levará mais tempo e esforço, mas é totalmente possível. Faça as coisas de forma a não se prejudicar! Você conhece os limites do corpitcho, então, mãos à obra.
#3 A carta da virada: o jeitinho feminino maternal de ser
Meninas, não há nada melhor nas mulheres que se vangloriar de seu 6° sentido, então, use e abuse dos sentidos que só as mulheres sabem dominar. Somos mães, atenciosas, carinhosas, olhamos para as pessoas com amor, dedicação, somos passionais. O sentimento que os alunos recebem de nós é muito mais afetuoso que dos homens, estejam certos disso! Em geral, temos mais jeito para lidar com as dificuldades das pessoas sem menosprezá-las dizendo ser “tão fácil”. E cá entre nós, as pessoas adoram um chamego, no bom sentido. Mulheres tem mais carinho para lidar com problemas alheios, então taí a grande dica de como tirar vantagem com isso!
#4 Fatos curiosos! Homens x mulheres
Homens respiram 20 vezes por minuto enquanto mulheres respiram 16 vezes por minuto. Isso é vantajoso para acompanhar os alunos, pois naturalmente ficaremos mais tempo embaixo d’água consumindo menos ar que os meninos. Isso tudo está associado à capacidade pulmonar total (ou esforço inspiratório possível), já que todos os volumes e capacidades pulmonares nas mulheres são aproximadamente 20 a 25% menores que nos homens!
As orientais estão entre as mulheres mais marítimas do mundo todo, sabiam? Na Coréia e Japão há, pelo menos, 1.500 anos, as mulheres ocupam funções de pescadoras de pérolas e hoje há 30.000 praticantes que mergulham quase exclusivamente em busca de alimentos nestes países! No passado, ambos os sexos empenhavam-se no mergulho, mas hoje bem poucos homens praticam essa arte. Isso porque mulheres normalmente são mais gordinhas (nunca pensei que isso fosse ser tão bom em alguma coisa!), o que as protegem dos efeitos da água fria, enquanto os homens com seus belos corpos atléticos com zero gordura, ficam relegados ao papel de ajudá-las, tripulando os barcos, pois não aguentam as temperaturas da água. Esse tipo de mergulho exige bem pouca força muscular, mas grande flexibilidade do corpo e resistência ao frio. Assim, as mulheres são perfeitas para o mergulho! Convencida?
Historicamente falando, o mergulho, assim como esportes “radicais” como paraquedismo, tomaram forma e evoluíram, infelizmente, com as guerras. Naturalmente, os praticantes de mergulho militar eram 100% homens. E isso também acabou influenciando a indústria do mergulho. Por sorte, hoje o mergulho tem sua história recreacional, ou seja, exclusiva para DIVERTIR a galera, mas o legado masculino permaneceu. E, sim, há maiores dificuldades da mulherada, mas não é impossível!
Há muitas mulheres habilidosas no mergulho apneísta e isso é motivo de enorme orgulho! Tudo tem indicado que a mulherada arrebenta na modalidade. No passado, as mulheres não eram aceitas em competições alegando que o porte físico feminino não era o adequado, mas mesmo assim, elas não desistiram e não sendo aceitas nas competições oficiais, competiam por fora dessas competições e mostravam o seu potencial (olha aí a força de vontade e a inspiração interior que comentamos no início).
CONCLUSÃO
O mundo do mergulho não restringe sexo, idade, etnia, se tem apenas uma meta: contemplar e amar o mar. A única coisa que a separa de uma carreira de mergulho é o próprio preconceito ou dar ouvidos demais a tolices que dizem por aí diminuindo a atuação feminina! Seja protagonista no fundo do mar! Tenho certeza que mulheres tem MUIIITTOOOO espaço ainda a conquistar no mergulho. E homens, estejam prontos pra essa revolução, porque somos infinitamente mais carismáticas! Hehehehe! E modestas! =)
Como não poderia deixar de mencionar em nosso último post da série Mulheres Mergulhadoras, tenho profunda admiração por estas mulheres que me inspiram todos os dias: Joana Berti (mamis – que não mergulha, mas é uma rocha que me espelho), Maria José Rocha (sogrinha que é, de fato, uma rocha de determinação), Marília de Paula (colega raçuda de mergulho), Fabíola Marcante (sereia momosa médica querida), Naomi Kawasaki (por sua quase – delicadeza, mas que é uma mulher de fibra), Flávia Takeuchi (amiga guerreira dedicadíssima), Marcela Sayuri (amiga pra quê se tenho irmã),Thais Esposito (eita mulher de fibra e que busca seus sonhos), Cris Martins (exemplo de alegria em qualquer ocasião), Francine Franco (por sua postura de mulher que irradia amor de mãe), Gabi Bavay (minha bruxinha favorita e super motivadora nos sonhos mais loucos), Lucia Zaidan (a mina que deu a volta ao mundo e que vive coragem e inspira o povo todo por aí), Ju Toledo (querida companheira de mergulho que amei guiar por sua doçura), Patrícia Martins (outra mergulhadora queridona que dá azar de não enxergar tartarugas por aí, mas que sabe achar os Elvis do mar), Robertinha (pequenina e competente peixa cheia de ensinamentos), Pri Rosseto (por seu carinho inimaginável e parceira de mundo digital), Carol Maranho (leitora e motivadora do blog e da vida, pessoa doce demais), Silvia Cruz (corredora mais amada e animada que eu já vi), Joice Hadlich (amiga que insiste em desconsiderar a distância), Tati Mohr (completamente pirada e determinada), Luara (sem palavras pra essa desbravadora com D maiúsculo) e tantas outras mulheres que me enchem de orgulho todos os dias! São tantas mulheres lindas e maravilhosas que estamos até pensando em fazer uma página de celebridades no Blog para fazer comentários destes seres de luz e também dos meninos de luz! Muita gente boa nessa vida! MUITA GENTE MESMO!
Obrigada, galera, por acompanhar a série!!! Mas, como não podia deixar de lado, temos assuntos requisitados: teremos mais 2 posts extras das mulheres!!! Aguardem semana que vem!!! Essa é pra você que acompanhou tudo de pertinho e pediu BIS! MUITO OBRIGADA!
😘
Materias muito boas, ficando cada vez melhores
Obrigada pela lembrança 👌
Obrigada pelo carinho, Thatá! E continue contribuindo com tudo isso! Logo menos uma nova mergulhadora no pedaço, hein!? <3
Uauuuuu
Parabéns ótimos temas e completo direcionamento!
Mega beijos!
Querido Polentinhaaa! Muito obrigada pelo suporte e pelo acompanhamento! Tamo aí na atividade! Grande beijo! 😉