Fazer uma retrospectiva de 2017 requer um grande coração, pois foram tantas mudanças neste ano, mais do que seria o normal ideal para duas pessoas! Mas sobrevivemos! As mudanças são boas para nos colocarmos em novos desafios e enxergarmos além. A mudança de vida para o veleiro é nossa maior jornada!
a mudança de vida
Apesar de já termos iniciado a nossa aventura para uma vida a bordo de um veleiro de 38 pés no final de 2015, quando decidimos comprar, de fato, um barco (leia aqui a escolha para o veleiro), somente em 2017 é que ele tomou forma de casa e que as grandes mudanças vieram.
2016 foi morno perto do que vivemos neste ano em termos de mudança de vida e adaptações. 2016 foi o ano de arrecadar fundos e conseguir atingir o montante financeiro que precisávamos para construir nosso veleiro.
Já em 2017, com a parte financeira quase superada, graças aos árduos trabalhos de 2016, foi o ano em que vivenciamos a mudança de vida e já o início de uma adaptação de vida completa!
Muito resumidamente, elencamos as principais adaptações que vivemos:
- Reduzimos nossos guarda-roupas para menos de 1/3 do que tínhamos;
- Vendemos tudo de nossa casa (a única coisa que sobreviveu a isto foi nossa cama, onde dormimos até hoje);
- Vendemos 1 dos carros;
- Mudamos de nosso apartamento de quase 100 m2 para um quarto de 12 m2, em que 70% dos armários deste quarto nos foi disponibilizado pelos meus pais;
- E temos ainda mais uns 10 m2 de coisas para o barco espalhadas num quartinho da bagunça dos meus pais e do meu sogro.
Um vez numa palestra que ouvimos do Helio do Crapun, ele disse: “o mais difícil pra partida é se desfazer das suas coisas”.
desapegos
De fato, se desfazer das coisas que conquistamos arduamente foi um processo essencial para essa mudança de vida. Não foi fácil vender tudo (ou quase tudo) para já nos prepararmos para esta adaptação.
Menos ainda para mim, como mulher, me desprender do meu guarda-roupa para reduzir a um terço o que ele era. E os sapatos então? UAU! Foi uma tarefa bem árdua!
Mas sinto que foi possível porque fizemos isso a toque de caixa, sem nos dar muita chance de sentir essa separação ou essa “perda”. Fizemos isso rápido e, certamente, isso ajudou no processo de desapego.
Nossa mudança aconteceu em menos de 30 dias! Vendemos tudo e mudamos nossas vidas em menos de 30 dias, radicalmente! Quando vimos, já tínhamos mudado!
O prazo de fazer isso rapidamente criou senso de urgência, inclusive, para nossos compradores! Que prontamente enxergaram a oportunidade e nos ajudaram a retirar 80% das coisas da casa com algum retorno financeiro. Isto foi essencial para juntar mais uma graninha!
Este processo também mostra muito de quem somos nós, de como nos adaptamos a “ter” coisas. E como, mesmo acreditando que somos pessoas desapegadas, percebemos que não somos diferentes de ninguém por aí!
Somos como todas as pessoas do mundo, que tem um apreço por coisa ou outra do qual não se pode desfazer.
Diga-se de passagem, restaram as revistinhas em quadrinhos do JP, meu teclado, minhas meias-calças e cachecóis. Isso não conseguimos nos desfazer. Foi o que chamamos de “Caixa das boas lembranças“.
E tudo bem, pois de tudo o que tínhamos, foi apenas isto que restou. Foi isto que nos deu um nó enorme na garganta para desfazer e que, portanto, permanecemos!
Este processo foi bem intenso! E vocês viram também como foi divertido nos vídeos que publicamos no nosso canal, que você confere o mais engraçado deles aqui:
como ficou a vida
Depois de muita palhaçada, caixas, vendas, conversas, viagens de carro e cara de cansaço, eis que chegou a hora de cuidarmos do Prosperus. E tudo o que exigia a lista infindável de grandes e pequenos itens para ele.
Neste ínterim, JP foi demitido (no 1° dia de casa nova – dá pra acreditar?). Pois é, a partir daí, ele fez um trabalho espetacular no nosso canal do Youtube. Que começou o ano com 173 inscritos e está terminando com quase 2.200 inscritos! Um aumento fantástico graças ao seu belíssimo trabalho de edição dos vídeos!
Já a lista para o Prosperus, passou de 150 itens! Foram muitos equipamentos novos, viagens, visitas, emails trocados com o estaleiro, com fornecedores, vídeos no Youtube para aprender pra que tudo aquilo servia.
Foram muitas mensagens, muito aprendizado e uma correria danada para cumprir isso num prazo relativamente curto para inexperientes de barco que somos.
palestrantes também!
No meio da resolução da lista e muito trabalho para comprar tudo o que faltava, fomos convidados a participar de 2 eventos incríveis como palestrantes: Adventure Sports Fair e XV Encontro Nacional da ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro).
Na Adventure, falamos de nossa preparação para a mudança de vida, sobretudo nosso planejamento financeiro e nossa dedicação para realizar o grande sonho. Quando se tem um objetivo importante, não sofremos tanto em fazer concessões, essa foi nossa grande lição.
Baixe aqui a apresentação com o nosso planejamento e saiba como fizemos para alcançar nosso objetivo:
No encontro da ABVC, falamos sobre mergulho e vela, práticas que são super complementares e que serão nosso dia-a-dia muito em breve! Demos dicas de mergulho para manutenção do veleiro, além de práticas de segurança e bons equipamentos para fazer estas manutenções.
por fim…
No decorrer do ano também fizemos cursos, como elétrica para veleiros, construção de botinho com a técnica de Stitch and Glue e nossos intensos estudos para Mestre Amador, que recentemente conseguimos nossa habilitação!
De fato, 2017 foi cheio de preparações, listas, cronogramas, compras, planejamento, estresse, emoção. Foi o ano conturbado pré grande mudança de vida que nos fez sair da zona de conforto.
Um ano equivalente a uma escadaria para alcançar nosso grande sonho, que é viver a bordo do Prosperus. Que aliás, está ficando lindo! <3
Está sendo uma jornada incrível esta de viver a bordo do Prosperus. E já estamos a bordo antes mesmo deste belíssimo veleiro ir pra água!
2017, a preparação para que 2018 seja muito Prosperus!
E contamos com você neste ano, que será cheio de novas paisagens, novidades, histórias, causos, novos amigos e alegria!
Será mais um ano de adaptação, sabemos. O Prosperus vai pra água e ele também precisa se adaptar. Ainda tem muita lenha pra queimar neste ano e vamos contar tudinho pra vocês em nossas redes!
Então, pra não perder nadinha:
Cadastrem-se na nossa newsletter!
Inscreva-se no Youtube!
Curta nossa FanPage no Facebook!
Siga nosso Instagram!
Então um Prosperus 2018 para todos nós! Que todos os nossos sonhos se realizem!
Eu e minha esposa estamos fazendo algo parecido aqui em Pontal do Paraná, mas com mais (e necessariamente diferentes, pois temos 4 cachorros e uma história diversa da de vocês, o que nos obriga a cuidar de certos detalhes que para vocês são resolvidos mais diretamente) etapas do que vocês. Muito bonita e inspiradora sua história. Talvez quando vocês derem um curso de mergulho a gente possa fazer parte de uma turma. Torcemos por vocês. Tudo de bom.
Daniel, muito obrigada pelo apoio em todas as nossas redes! Ficamos felizes em poder compartilhar um pouco da nossa história para inspirar mais pessoas! E ficamos muito felizes de saber que também desejam uma vida a bordo! 4 cachorrinhos, uau!!!! Eu, Dri, adoraria!!! Mas isso rolou muita discussão aqui na família para decidir se sim ou se não. Acabamos optando pelo não, como pode ter percebido. Mas é uma vida maravilhosa compartilhar com os bichinhos essa alegria e estilo! Parabéns! E novamente obrigada pelo carinho e apoio! =)