Contar histórias de superação e de amor é realmente uma coisa que eu amo fazer! A história que estão prestes a ler é uma destas! A entrevista linda da querida mãe, mergulhadora e empresária Suelen Piccinin é mais um compartilhar destas lindas Mulheres do Mar que dividem conosco este profundo (no caso da Su, literalmente) amor pelos mares!
Depois da inspiração da incrível e fascinante vida à bordo do Cascalho pelo Mundo com a Mauri, vejam como a co-fundadora da Toca do Mergulhador, um clube de mergulho e também a mais nova escolha de mergulho em São Paulo (ou melhor, Guarulhos, mas é tão coladinha com SP que é como se fosse a mesma cidade!) consegue equilibrar esta tripla jornada de trabalho: mãe, empresária e mergulhadora.
PRA COMEÇAR: QUEM É A suelen piccinin
A Suelen é uma daquelas mulheres vibrantes, intensas, decididas e de personalidade marcante que a gente conhece na vida! Na primeira conversa que tivemos desde que nos conhecemos, pude perceber o tamanho da garra que ela tem e como também é sensível, doce e cuidadosa.
Tem 32 anos (apesar de não parecer), bacharel em turismo, empresária e co-fundadora da Toca do Mergulhador. Ela me disse que tinha muito medo de água, mas superou e se tornou uma exímia mergulhadora.
A vida dela é uma loucura, com as tarefas do Clube de Mergulho e da recém-inaugurada escola de mergulho, a Suelen divide uma vida cheia de compromissos, família e viagens incríveis ao lado do marido, com quem fundou a Toca, o Allan Piccinin.
E COMEÇA A ENTREVISTA…
- IPA Dive: Como começou sua história no mar?
Suelen Piccinin: Sempre tive muito medo de água, mas em 2008 fiz o curso de mergulho e, na época, não foi paixão à primeira vista. As obrigações de esposa, mãe e dona de casa me fizeram deixar o mergulho de lado.
Em 2015, já com as crianças um pouco crescidas, decidi retornar. Dessa vez, me encantei e decidi seguir mergulhando e me tornar Divemaster (1° nível de mergulhador profissional na certificadora PADI).
Hoje, o mergulho é um estilo de vida pra mim. Me desperta a aventura e o desafio.
- IPA Dive: Quais seus medos no mar? Como busca superar esta dificuldade?
Suelen Piccinin: Medo de água. Respeito muito o mar, mas não tenho mais medo.
Com muito treinamento, dedicação e autoconhecimento consegui superar o medo.
- IPA Dive: O que mais te fascina no mergulho?
Suelen Piccinin: Mergulhar é um momento só seu, é de busca interior e autoconhecimento. Você consegue esvaziar sua mente dos problemas cotidianos. Isso me encanta no mergulho.
Mergulhar é um momento só seu.
- IPA Dive: Um lugar que ainda sonha em mergulhar…
Suelen Piccinin: Quero muito mergulhar no mar vermelho.
SOBRE SER UMA MULHER DO MAR…
- IPA Dive: Como mulher, o que você acredita que te atrapalha no mergulho? Como resolve?
Suelen Piccinin: Ter filhos pequenos, às vezes, atrapalha, porque não consigo mergulhar o tanto que quero, mas tenho uma boa rede de apoio (marido, sogra e mãe) e sem eles seria impossível.
- IPA Dive: Você sente alguma barreira no mergulho por ser mulher? Sente que as pessoas te discriminam e não te respeitam?
Suelen Piccinin: Não sinto nenhuma barreira. Tampouco falta de respeito. A comunidade do mergulho é muito especial. Nós somos muito poucas no mundo do mergulho, mas aos poucos isso vai melhorar.
- IPA Dive: A sua menstruação te impede de mergulhar?
Suelen Piccinin: De jeito nenhum. Encaro a menstruação como algo muito natural. Mergulho inclusive menstruada.
- IPA Dive: O que você diria para qualquer pessoa que te dissesse que o mar não é lugar para mulheres?
Suelen Piccinin: Diria que essa pessoa está atrasada e que o mar é democrático e aceita todas as pessoas, independentemente de gênero.
A VIDA de uma mergulhadora
- IPA Dive: Qual a memória mais incrível que você tem de um mergulho?
Suelen Piccinin: Quando avistamos um casal de tubarão limão em Fernando de Noronha. Também adoro quando estou mergulhando e quando de repente percebo que estou cercada de um cardume de peixes.
- IPA Dive: Já passou por alguma dificuldade no mergulho? Conte um pouquinho sobre esta experiência.
Suelen Piccinin: Sim. A dificuldade de me equilibrar. Às vezes é um pouco difícil alcançar uma boa flutuabilidade, mas com treino e perseverança isso é possível.
- IPA Dive: O que você faz no seu dia a dia para poder mergulhar?
Suelen Piccinin: Tento ter uma alimentação regrada e praticar exercícios físicos moderados.
- IPA Dive: Você é vaidosa? Quais cuidados toma para manter a beleza no mar e na terra?
Suelen Piccinin: Não sou o modelo de vaidade, mas sempre me preocupo com o protetor solar e um bom creme sem enxague para o cabelo não embaraçar e estragar muito.
- IPA Dive: Você acha que mergulhar emagrece?
Suelen Piccinin: O mergulho por si só não emagrece, mas a prática dele aliada a bons hábitos de alimentação e de vida podem contribuir para isto.
- IPA Dive: Qual seu prato favorito? Qual sua bebida favorita?
Suelen Piccinin: Falou que é de comer eu gosto. Bebidas prefiro vinho e licores.
- IPA Dive: Uma mulher que te inspira. Por quê?
Suelen Piccinin: Carol Schrappe me inspira muito. Apneísta, mãe, esposa e recordista sul-americana!
- IPA Dive: Precisa ter muito dinheiro para mergulhar?
Suelen Piccinin: Acredito que tudo na vida depende do que você estabelece como prioridade. Se o mergulho for sua prioridade, conseguirá recursos para isso.
Ah! O mar…
- IPA Dive: Como se vê daqui a 10 anos? Ainda no mar mergulhando? Que cursos quer fazer até lá? Fale um pouquinho de seus planos.
Suelen Piccinin: Mergulho sempre fará parte de minha vida, ainda mais como fundadora da Toca do Mergulhador. Desejo chegar a Instrutora de mergulho e continuar trazendo mulheres para o mergulho.
PRA TERMINAR: A DICA PARA AS LEITORAS DO BLOG
- IPA Dive: Quais dicas você daria para uma mulher iniciante no mergulho?
Suelen Piccinin: Mergulho não é bicho de sete cabeças. Com dedicação, treino e especializações você vai se desenvolver muito.
O que te tornará boa mergulhadora será mergulhar, mergulhar e mergulhar.
Adquirindo experiência e aprendendo com os erros e acertos.
- IPA Dive: Se você tivesse que mandar uma única mensagem às mulheres para incentivá-las a irem pro mar, qual seria?
Suelen Piccinin: Pense fora da caixa. Faça coisas que te desafiem.
Mergulhar é daquelas coisas que quando a gente não conhece acha que é inatingível.
Esse contato com o mar e natureza vai te trazer inúmeros benefícios para seu corpo, mente e alma. #borapraágua
CONSIDERAÇÕES FINAIS E AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Entrevista super objetiva com a querida Suelen! Ela é uma mulher muito inspiradora, principalmente porque se dedica com tanto carinho à empresa e família! Sabendo conciliar estas árduas tarefas com maestria e sem perder o rebolado!
A Toca do Mergulhador, certamente é um Clube de Mergulho de sucesso porque a Suelen se dedica muito para fazer as coisas acontecerem! Ela é realmente uma mulher inspiradora e guerreira!
Gostaria de agradecer aqui o carinho e dedicação da Su com a gente do IPA Dive! Sempre juntos e nos apoiando para divulgar esse mundo do mergulho para ainda mais pessoas, mais mulheres. Estamos juntos nessa! <3
Super beijo e até a próxima entrevista com a participação especial da Lisa Ficker, outra capitã inspiradora! =)