PRA COMEÇAR: QUEM É A geórgia lasse
Geórgia Lasse, 40 anos, nutricionista, nadadora e mergulhadora. Uma assumida apaixonada pelo mar! Uma mulher doce, carinhosa e que tem um verdadeiro amor pela conservação dos oceanos e dos seres marinhos!
Eu a conheci no curso de Noções Básicas de Oceanografia no Instituto Oceanográfico na USP na turma do 1° semestre de 2016, um curso super concorrido e cheio de gente diferente e especial! Tive o prazer de cruzar seu caminho porque a ouvi falando, com uma paixão imensa, sobre mergulho! Como instrutora que já era, me aproximei para saber se ela também era e conversar mais sobre o fundo do mar que também me encanta muito!
Uma amizade e respeito mútuo nasceu ali! Desde então, sempre trocamos mensagens sobre nosso amor e respeito ao mar! Veja a entrevista super fofa da Geórgia! Ela é uma mulher especial! =)
E COMEÇA A ENTREVISTA…
- IPA Dive: Como começou sua história no mar?
Geórgia Lasse: Alguns anos atrás eu não atravessava um momento muito bom da minha vida! Eu tinha acabado de perder uma pessoa muito especial e estava meio sem chão, decidi então aprender a nadar, foi um escolha muito providencial, pois coordenar, braços, pernas e respiração eram muito complexos e enquanto eu estava na piscina era o único momento que eu não pensava na minha perda.
O tempo passou, eu aprendi a nadar, meu coração se acalmou, mas criei uma relação tão intensa com a água, que não cabia mais só na piscina, comecei a me aventurar na natação em águas abertas e cada vez eu fazia provas mais longas, por várias vezes fui surpreendida com uma tartaruga, uma raia, um cardume de peixinhos por perto, o que me deixava extremamente feliz!!
Então em 2013 eu finalmente fiz o curso de mergulho, para que estes encontros não fossem mais só um acaso e se tornassem mais intensos e longos!!
- IPA Dive: Quais seus medos no mar? Como busca superar esta dificuldade?
Geórgia Lasse: Meu maior medo era o passo de gigante, por uma característica natural, eu tenho que saber onde estou pisando e o fato de não enxergar o fundo me deixava bastante apreensiva!
Como superei isso? Mergulhando!! Hehehe! Nada como praticar, como treinar!
Eu adoro uma frase da Karol Meyer, em que ela diz mais ou menos assim “você se torna uma mergulhadora o dia que para de brigar com a água”.
Dificuldades? É só uma questão de tempo para superá-las!!
- IPA Dive: O que mais te fascina no mergulho e no mar?
Geórgia Lasse: No mergulho é a jornada!!! Acho que nada que eu fiz até hoje foi tão enriquecedor para minha vida quanto conhecer um pouquinho do fundo do mar! No mar o que mais me fascina é o próprio mar, a forma como ele vibra, como as ondas quebram, como interage com o ar, pra mim é o ballet mais lindo do mundo!!
- IPA Dive: Um lugar que ainda sonha em mergulhar…
Geórgia Lasse: Ahhh, são tantos! Mas estou me aperfeiçoando para mergulhar em naufrágios, acho que deve ser uma experiência única.
SOBRE SER UMA MULHER DO MAR…
- IPA Dive: Como mulher, o que você acredita que te atrapalha no mergulho? Como resolve?
Geórgia Lasse: Essa é difícil!!! Hehehe! Eu não acho que por ser mulher, mas pelo meu biótipo mesmo!! Eu sou pequena, então qualquer meio kg a mais de lastro ou a menos, roupa diferente ou colete diferente faz uma diferença gigantesca!!
Por isso, optei por ter meu equipamento e super recomendo pra qualquer mergulhadora ter seu equipamento pois acho que principalmente no inicio faz uma grande diferença se a cada mergulho você não precisar fazer uma nova adaptação!
- IPA Dive: Você sente alguma barreira no mergulho por ser mulher? Sente que as pessoas te discriminam e não te respeitam?
Geórgia Lasse: Barreira? Absolutamente nenhuma, muito pelo contrário,
acredito que a sensibilidade da mulher, a nossa característica natural de proteção são fundamentais para a preservação do planeta!
E conhecer o que precisamos preservar é o primeiro passo para começar a fazê-lo!
Eu nunca me senti discriminada, muito pelo contrário, até no trabalho já usei exemplos do mergulho em uma palestra e acabei acompanhando a pessoa que me contratou para seu check-out.
- IPA Dive: A sua menstruação te impede de mergulhar?
Geórgia Lasse: Nunca, já mergulhei menstruada e não tive nenhum problema por isso!
- IPA Dive: O que você diria para qualquer pessoa que te dissesse que o mar não é lugar para mulheres?
Geórgia Lasse: Eu diria que quem decide isso é o mar, pois
não é você que entra no mar e sim o mar que permite que você entre nele!
E enquanto o mar permitir eu ainda vou passar muito tempo lá!
- IPA Dive: Mergulhar emagrece? Quais benefícios do mergulho pra mulher?
Geórgia Lasse: Mergulho é uma atividade física, exige esforço, condicionamento, eu não diria que o mergulho pode ser utilizado como uma atividade para quem quer emagrecer, pois é difícil manter uma rotina de mergulhos suficiente para perda de peso. Na minha opinião, a sensação de bem-estar causada por permanecer um dia todo e às vezes até à noite (nos mergulhos noturnos) é sem dúvida o maior benefício do mergulho, o resto é consequência dessa interação.
A VIDA de uma mergulhadora
- IPA Dive: Qual a memória mais incrível que vc tem de um mergulho?
Geórgia Lasse: O bicho que eu mais amo é cavalo marinho! A primeira vez que vi um cavalo marinho, eu chorei copiosamente e não conseguia sair da frente dele!!! Amor à primeira vista (a foto abaixo é exatamente a desta ocasião).
Outro momento especial foi quando ouvi a vocalização de uma baleia em Fernando de Noronha. Não foi possível avistá-la, mas mergulhar dois dias ouvindo o seu canto foi indescritível!
- IPA Dive: Já passou por alguma dificuldade no mergulho? Conte um pouquinho sobre esta experiência.
Geórgia Lasse: Eu sempre mergulhei com pessoas muito experientes, responsáveis e competentes, então eu nunca tive um problema, nem mesmo um sustinho durante um mergulho!
- IPA Dive: Qual seu principal objetivo no mergulho com deficientes?
Geórgia Lasse: Eu tive o prazer de conhecer alguns deficientes na natação, que me ensinaram muitas coisas sobre limites e superação!! Tenho uma grande amiga deficiente que já fez de tudo nessa vida, saltou de paraglider, de paraquedas, atravessou o mar de Copacabana a nado e é uma grande mergulhadora!
Sem sombra de dúvidas o mergulho é para todos! É uma atividade que não faz distinção para nenhuma condição!
- IPA Dive: O que você faz no seu dia a dia para poder mergulhar?
Geórgia Lasse: Eu sou praticante de atividade física, nado quase todo os dias, corro, pedalo, mas isso tudo veio antes do mergulho, então eu acredito que me ajude muito, principalmente no condicionamento físico que é fundamental para o mergulho!
- IPA Dive: Você é vaidosa? Quais cuidados toma para manter a beleza no mar e na terra?
Geórgia Lasse: Sou sim! Mas nada exagerado, pra mim a vaidade está mais ligada ao bem estar do que propriamente a um padrão estereotipado de beleza física! No mar, não dá pra ficar sem protetor solar, nunca!!! Cabelos presos, de preferência uma boa trança, ajudam muito tanto para não atrapalhar no mergulho quanto para não ficar um nó só! Rsrsr. Ahhh! E as unhas: curtas e sem esmalte!! Não tem unha comprida ou esmalte que sobreviva a um dia de mergulho! Rsrsrs!
- IPA Dive: Qual seu prato favorito? Qual sua bebida favorita?
Geórgia Lasse: Massas, hummmmm! E um bom vinho!! Mas só depois do último mergulho!
- IPA Dive: Precisa ter muito dinheiro para mergulhar/velejar?
Geórgia Lasse: Não é barato mergulhar, mas acho que tudo é uma questão de planejamento!
- IPA Dive: Uma mulher que te inspira. Por quê?
Geórgia Lasse: Karol Meyer, sem sombra de dúuvidas a maior sereia de todos os tempos! Ouvir a Karol falar do mar é muito inspirador e encantador.
Ah! O mar…
- IPA Dive: Tem algum fato engraçado relacionado ao mar que gostaria de compartilhar?
Geórgia Lasse: Durante um mergulho em Santa Catarina, o instrutor que nos acompanhava me mostrou um pequeno cavalo marinho e, como sempre, fico paralisada diante deles! O instrutor, que estava com uma câmera, começou a tirar fotos e um pequeno peixinho veio para perto do cavalo e ficou olhando para a gente, ficou lá interagindo, sei lá acho que queria!! Talvez sair na foto também, ou entender o que a gente estava fazendo!
- IPA Dive: Como se vê daqui a 10 anos? Ainda no mar? Fale um pouquinho de seus planos.
Geórgia Lasse: Simmm quero muito ainda mergulhar daqui dez, quinze anos, na verdade eu acho que estou preparando a minha vida para isso!! Não como uma forma de trabalho, mas quando já não precisar mais trabalhar tanto, quero viver perto do mar e poder mergulhar com muito mais frequência.
PRA TERMINAR: A DICA PARA AS LEITORAS DO BLOG
- IPA Dive: Quais dicas você daria para uma mulher iniciante no mergulho?
Geórgia Lasse: Mais do que tudo, escolher bons profissionais. Não pular fases e querer fazer todos os cursos que existem de uma só vez. O curso básico é muito rico em informações e muito importante. Acho fundamental treinar muito antes de passar para os outros cursos.
- IPA Dive: Se você tivesse que mandar uma única mensagem às mulheres para incentivá-las a irem pro mar, qual seria?
Geórgia Lasse: O mergulho é um momento de interação com todo o ambiente e vida marinha, mas também é mais que isso.
Mergulho é um momento de reflexão com tudo que você tem de mais profundo no seu coração!!
Ser aceita pelo mar, poder vibrar no mesmo ritmo que ele, sentir a correnteza, a calmaria, as águas clara e mornas e as frias também, é muito mais do que mergulhar nas águas do mar, é um mergulho dentro de nós mesmos!!
CONSIDERAÇÕES FINAIS E AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
O que dizer depois desta lindíssima entrevista com a Geórgia Lasse? Uma sereia intensa na água! Não só mergulhando, mas nadando, fazendo travessias, conectadas com a essência do mar, da água, das pessoas!
Uma pequenina que traz uma profundidade e intensidade nas palavras invejáveis! Linda e uma amiga especial! Sensível, carinhosa, querida e disponível!
Eaí? Deu vontade de começar a mergulhar?? Pois então comece mesmo! E se você tiver qualquer dificuldade física, não desista, pois há uma legião de pessoas boas e incríveis como a Geórgia que poderá te acompanhar nesta jornada! =)
Gostaria de agradecer aqui o carinho e dedicação da Geórgia com a gente do IPA Dive! Desde a primeira vez que nos falamos de água foi uma viagem pelos oceanos!
Esperamos que todos tenham se emocionado e inspirado com as palavras dela! <3
Super beijo e até a próxima entrevista! =)
adorei td o que foi dito, me pareceu um poema, com certeza ela é apaixonada pelo mar. parabéns Geórgia
Certamente uma doçura de mulher e exemplo de mergulhadora! <3 <3 <3