E lá vamos nós de novo inspirar a mulherada com a história da querida Fernanda Paiva! Nós voltamos com a Campanha Mulheres do Mar para continuar contando mais histórias inspiradoras!
PRA COMEÇAR: QUEM É A fernanda paiva
Fernanda Paiva, 35 anos, administradora, instrutora e belíssima sereia. Ela nos trouxe uma história de muita garra, determinação e amor.
Depois de rodar por muitas cidades, praianas ou não, há 6 anos, ela decidiu mudar de vida, sair da rotina maluca de administração num escritório e partiu pro mar! Foi pra Maceió abrir sua própria escola de mergulho. Demais, não é?
Desde então, se tornou instrutora de mergulho e sócia da Let’s Dive, uma escola de mergulho em Maceió, Alagoas. E, de quebra, ainda arruma tempo pra escrever num blog maravilhoso de mergulho, auxiliando aqueles que desejam fazer como eles e ganhar a vida mergulhando! conheçam também a página deles: Quero trabalhar com mergulho!
Vejam a história de mais esta mulher inspiradora, batalhadora e linda!
E COMEÇA A ENTREVISTA…
- IPA Dive: Como começou sua história no mar?
Fernanda Paiva: Sempre fui apaixonada pelo mar. Nasci em Resende, estado do Rio de Janeiro, mas sempre fui acampar com os meus pais em Paraty. Passei minha adolescência indo para Ilha Grande ou para a região dos lagos com meus amigos. Sou daquelas que chega na praia e já quer entrar na água e, se dependesse de mim, ficava lá até a hora de ir embora.
Depois que me formei em Juiz de Fora, fui morar em São José dos Campos. Tentei por várias vezes fazer o curso básico de mergulho com os meus amigos, mas a correria de São Paulo nunca deixava. Foi quando, em 2011, eu tirei férias e vim pra Maceió e fiz meu tão sonhando curso de mergulho.
- IPA Dive: Quais seus medos no mar? Como busca superar esta dificuldade?
Fernanda Paiva: Nunca tive medo do mar ou do mergulho. No meu caso foi amor à primeira vista. Lembro até hoje da minha aula de piscina. Quando dei a primeira respirada debaixo d’água logo percebi que tinha nascido para isso. Minha interação com o esporte foi tão tranquila e apaixonante que resolvi largar minha vida em São Paulo para me tornar instrutora e trabalhar com mergulho. <3
- IPA Dive: O que mais te fascina no mergulho e no mar?
Adoro o silêncio! É uma paz só.
Fernanda Paiva: Gosto muito também da vida marinha e da beleza que nos cerca durante o mergulho. Às vezes estou super cansada por estar participando de operações seguidas, mas é só entrar na água que esqueço de tudo.
Fico fascinada pelo azul do mar, pelos peixes que no cercam, pelas raias que cortam nosso caminho.
- IPA Dive: Um lugar que ainda sonha em mergulhar…
Fernanda Paiva: Ixi, minha lista é vasta, mas um dos lugares que sonho em mergulhar é em Raja Ampat na Indonésia.
SOBRE SER UMA MULHER DO MAR…
- IPA Dive: Como mulher, o que você acredita que te atrapalha no mergulho? Como resolve?
Fernanda Paiva: No começo, o cabelo era um problema, mas hoje já descobri um jeito dele não virar um nó só. Eu costumo prender ele com diversas gominhas (vulgo elastiquinhos de cabelo), evitando fazer tranças, pois como o movimento das águas eles descem pra ponta do cabelo e vira um nó.
Uso também um creme com protetor solar que ajudar a deixá-los sempre hidratados. Ainda estou tentando descobrir como cuidar das unhas (rsrsrs), pois com a água, elas ficam amolecidas e sempre quebram, isso sem contar que você passa o esmalte hoje e amanhã já está tudo saindo.
Mas isso também não me incomoda muito, pois viver no mar foi minha escolha e tenho diversos outros benefícios!
- IPA Dive: Você sente alguma barreira no mergulho por ser mulher? Sente que as pessoas te discriminam e não te respeitam?
Fernanda Paiva: Não. Na verdade, a galera adora ter uma instrutora mulher. Os homens acham o máximo e as mulheres sentem mais confiança por tem alguém que as entende melhor.
- IPA Dive: A sua menstruação te impede de mergulhar?
Fernanda Paiva: Não. Na verdade, nunca tive muitos problemas com minha menstruação. Nunca fui de sentir muitas cólicas e ficar de TPM. Hoje temos diversos absorventes íntimos que nos ajudam nesses dias (rsrsrs).
- IPA Dive: O que você diria para qualquer pessoa que te dissesse que o mar não é lugar para mulheres?
Fernanda Paiva: Que isso não é verdade! Muitas meninas me procuram para saber se é possível trabalhar com mergulho sendo mulher. Eu sempre explico que não há nenhuma dificuldade.
Eu sempre gostei de atividade física, na escola eu fazia parte de todos os times (voley, handball, basquete, atletismo, etc), então o mergulho veio completar minha vida.
Quando eu trabalha em São Paulo destro de um escritório eu sentia muita falta de me exercitar e praticar mais atividade e com o mergulho tenho um trabalho que me faz movimentar para cuidar do corpo e da saúde.
- IPA Dive: Mergulhar emagrece? Quais benefícios do mergulho pra mulher?
Fernanda Paiva: Claro, são cerca de 900 calorias por hora. Esse é, com certeza, um ótimo benefício do mergulho. Tenho o privilégio de pode sair da dieta sem dor na consciência (rsrsrs).
A VIDA DE UMA MERGULHADORA
- IPA Dive: Qual a memória mais incrível que você tem de um mergulho?
Fernanda Paiva: Quando vi meu primeiro tubarão.
Sou fascinada por tubarões. Cada vez que entro na água fico torcendo para ver um.
Aqui em Maceió é muito raso, mas já vi alguns tubarões lixa e um galha preta. Meu sonho é mergulhar com a galera do Stuart Cove’s em Bahamas para vê-los bem de pertinho.
- IPA Dive: Já passou por alguma dificuldade no mergulho? Conte um pouquinho sobre esta experiência.
Fernanda Paiva: Nunca. Somos bem criteriosos aqui na Let’s Dive. Seguimos todas as regras e incentivamos nossos alunos a seguí-las.
- IPA Dive: Qual seu principal objetivo no mergulho?
Fernanda Paiva: Adoro a parte de ministrar cursos nos níveis profissionais do mergulho, como divemaster e instrutor de mergulho. Fico muito realizada em ver o desenvolvimento de nossos alunos.
- IPA Dive: O que você faz no seu dia a dia para poder mergulhar?
Fernanda Paiva: Atualmente estou fazendo crossfit, que ajuda muito. Depois que comecei, me sinto muito mais disposta para as operações de mergulho. Gosto também de usar mInha folga para fazer atividades como stand up paddle e surf (isso é que é gostar do mar). =)
- IPA Dive: Você é vaidosa? Quais cuidados toma para manter a beleza no mar e na terra?
Fernanda Paiva: Não sou das mais vaidosas, mas uso sempre muito protetor. Passo creme com proteção UV nos cabelos antes de ir mergulhar e muito hidratante para amenizar o ressecamento do sol.
Uso também camisetas com proteção UV e mesmo tendo água quente aqui em Maceió eu gosto de usar um neoprene longo para proteger do sol.
- IPA Dive: Qual seu prato favorito? Qual sua bebida favorita?
Fernanda Paiva: Meu prato favorito é um bife grelhado com um lindo prato de salada! Acompanhado de um suco de melancia bem gelado!
- IPA Dive: Precisa ter muito dinheiro para mergulhar?
Fernanda Paiva: Essa é uma ideia errada que as pessoas tem do mergulho. Hoje, o esporte é bem mais acessível. As pessoas se assustam com o valor dos equipamentos, mas você não precisa comprar tudo logo de cara. Pode investir aos poucos e nesse meio tempo, você vai alugando.
AH! O MAR…
- IPA Dive: Como se vê daqui a 10 anos? Ainda no mar? Fale um pouquinho de seus planos.
Fernanda Paiva: Quero estar navegando pelo mundo com minha escola itinerante!
PRA TERMINAR: A DICA PARA AS LEITORAS DO BLOG
- IPA Dive: Quais dicas você daria para uma mulher iniciante no mergulho?
Fernanda Paiva: Muitas tem medo do desconhecido!
Experimente algo novo!
O curso básico é super legal, você irá começar na piscina de maneira bem tranquila e no seu tempo!
- IPA Dive: Se você tivesse que mandar uma única mensagem às mulheres para incentivá-las a irem pro mar, qual seria?
Fernanda Paiva: Não deixe o medo podar a sua vida! Atreva-se!
Não fique aqui curtindo vídeos e fotos pela internet! Veja o mundo pelos seus próprios olhos!
CONSIDERAÇÕES FINAIS E AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
O que dizer depois desta arrepiante entrevista com a Fernanda? Certamente uma mulher cheia de garra, de energia para retomarmos a nossa Campanha de Mulheres do Mar que ficou um pouco parada (mas por um bom motivo que contaremos logo menos)! e que também curte uma bela adrenalina! Diga-se de passagem, ela é louca por tubarões? Precisa de mais algum argumento?
Além disso, é dessas amigas que você quer conversar toda hora! Que apesar de super atarefada encontra tempo na agenda pra participar da vida das pessoas, pra escrever pro blog, pra trabalhar e pra ainda cuidar da sua beleza! Porque cá entre nós, ela é lindíssima!
Desde a primeira vez que nos falamos, foi uma energia compartilhada! Com certeza uma grande sereia inspiradora pra todas nós! =)
Esperamos que todos tenham se inspirado com as palavras dela! <3
Super beijo e até a próxima entrevista na semana que vem com a Mauriane Conte, nossa querida velejadora! =)