O quE vimos por aí…
Quando começamos a procurar por veleiros novos não sabíamos exatamente o que queríamos em relação à tamanho, quantidade de cabines, banheiros, velas e vários outros acessórios. Estávamos perdidaços!!!
Mas nós nos acalmamos e aproveitamos que, no ano de 2015, o PADI Dive Festival ocorreria juntamente com o SP Boat Show para poder também visitar veleiros e outros iates que estivessem em exposição. Na feira, só encontramos estaleiros estrangeiros vendendo e expondo veleiros, foi o caso da francesa Jeanneau e da alemã Bavária. Sentimos falta de ter pelo menos algum stand com opções de veleiros nacionais, fica a sugestão para os próximos Boat Shows!!! Mas com algumas pesquisas na internet encontramos alguns estaleiros no Brasil! Bom, vamos aos candidatos…
Não quer perder nenhuma novidade? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Jeanneau
Originário da França, esses veleiros parecem ser top de linha. Visitamos, se não me engano, um Sun Odyssey 419 durante o SP Boat Show 2015. É um 42 pés com um acabamento maravilhoso e equipamentos de alto nível. Porém o valor inicial de um desses parte de 450 mil Euros. O engraçado (ou triste…) é que se comprarmos lá fora e não nacionalizarmos o barco o valor cai para 300 mil Euros!!! Queria saber o que o governo faz com esse imposto todo!!! Um sonho de barco, porém financeiramente inviável e não poderíamos ficar no Brasil com ele, se não o nacionalizássemos.
Bavária
De origem alemã, estes veleiros tem uma qualidade absurda, fazendo jus à sua origem germânica. Não havia nenhum modelo em exposição, mas vimos vários folders com todos os modelos, fotos do interior, exterior e detalhes técnicos. Outro sonho de consumo! Não me recordo se descobrimos quanto custava algum modelo, mas provavelmente fica na faixa dos Jeanneau. Infelizmente inviável!
Delta
Chegamos aos barcos brasileiros começando por este estaleiro localizado no sul do Brasil, mais precisamente no Rio Grande do Sul. Estaleiro com muita tradição, com quase 30 anos de vida, e aparentam ser ótimos veleiros. Visitamos um Delta 36 da Delta Charters na marina Bracuhy e achamos bem luxuoso, porém com 2 cabines e 1 banheiro, mas com bastante espaço para guardar equipamentos do barco. Mas, se não me falha a memória, os valores partiam de 750 mil reais! O de 41 pés, que tem opção de 3 cabines e 2 banheiros, e seria uma melhor opção para nós, estimo que deveria estar na casa de 1 milhão… muito fora do nosso alcance… 🙁
Opções de planta do Delta 41 pés.
Roberto Barros / Estaleiro Franzen
O Roberto Barros assina vários projetos de veleiros, indo de pequenos veleiros de 23 pés até gigantes como um maxi-yacht de 77 pés! Os projetos são vendidos a pessoas físicas que podem optar por construí-los por conta própria ou contratar um estaleiro, como por exemplo o estaleiro Franzen. Nós gostamos muito do projeto do Multichine 36SK ou o 41SK, a planta interna parecia razoavelmente bem aproveitada, porém o que mais chamou nossa atenção foi a possibilidade de subir a quilha, ficando com um calado (distancia da linha d’água até o fundo do veleiro) bem pequeno, assim permitindo entrar em locais rasos, como rios e regiões com corais. Isso abre muitas opções para a navegação pelo mundo!!! Além disso, o casco é de alumínio, que tem suas vantagens e desvantagens em relação a outros materiais, mas isso posso falar em outro post!
MJ
Por último, e não menos importante, vêm os veleiros do estaleiro MJ. Este estaleiro pertence ao Sr. Lacreta, mas agora está sob o comando dos seus filhos. Estão há mais de 15 anos no mercado e constroem veleiros de 34, 38, 44 e 60 pés. O projeto dos veleiros é do projetista Bruce Farr e os modelos MJ DS Luxo possuem, pelo menos, 3 cabines de casal já a partir do 34 pés! Claro que tudo é um pouquinho mais apertado num 34 pés, porém oferecem um conforto muito bom. Os espaços são muito bem utilizados e de tempos em tempos vão sendo feitas melhorias e novas soluções sugeridas pelos seus donos durante e após a construção. Visitamos os 3 modelos em ordem crescente e o que mais nos agradou foi o de 38 pés. Este, em comparação ao seu irmão menor, oferece um pouco mais de espaço de movimentação dentro da cabine e, em relação ao seu irmão maior de 44 pés, não parece desperdiçar muito espaço de circulação (apesar de que mais espaço significa mais conforto). Outro diferencial é a janela lateral maior que dá um visual bonito por fora, proporcionando uma ótima iluminação interna e amplitude na sala/cozinha do veleiro, além de que o preço do 34 pés inicia em 350 mil.
E o Oscar vai para…
Antes de anunciar nossa decisão precisamos fazer algumas considerações. Queríamos um veleiro que a gente não se sentisse apertado e que tivesse 3 cabines. Como queremos fazer um Crowd Funding, essas duas cabines a mais utilizaremos para alugar durante os finais de semana e ajudar a custear os equipamentos que iremos colocar no veleiro. Também queríamos um veleiro que pudéssemos ficar no Brasil o tempo que quiséssemos, ou seja, nada de comprar um fora do Brasil sem nacionalizá-lo.Outra questão era o custo/benefício e, pelo que notamos, os nacionais possuem qualidade muito similares entre os estaleiros, assim como a performance. Falei com donos de alguns veleiros e até com os brokers quando estávamos vendo os usados e cada um tinha uma opinião distinta em relação aos 3 veleiros nacionais que listei acima. Para tirar nossas últimas dúvidas, fomos em busca de proprietários de veleiros MJ, todos falaram praticamente a mesma coisa, que são barcos bem construídos, resistentes, andam relativamente bem e que o estaleiro cumpre o que é combinado em contrato.
Então, o veleiro escolhido foi o MJ 38 DS Luxo!!! Antes, durante e após a tomada da decisão de comprá-lo, ficamos com aquele frio na barriga. Escrevendo este post, a sensação é a mesma! Estamos MUITO felizes! Mas também apreensivos, pois acessórios de navegação como radar, GPS, plotter e outros “acessórios” são comprados à parte, ou seja, precisaremos do apoio e contribuição de todos ao nosso Crowd Funding para equipá-lo e recebê-los em nossa linda embarcação!!!
Não quer perder nenhuma novidade? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Em breve, lançaremos nossa campanha de doações com várias recompensas de acordo com a quantia oferecida, vai ser muito massa!!!
Por enquanto, você pode ajudar compartilhando este post no seu Facebook com todos seus amigos! Divulgando e fazendo cursos de mergulho com a gente! Ficaremos muito gratos!
Até o próximo post!
JP
Pingback: Webinar: Seguro náutico Mapfre - condições gerais e coberturas | IPA Dive & Sail
Que legal, meus amigos. Desejo muito sucesso. Vou acompanhar, TB vou querer ajudar e curtir essa experiência com vocês.
Muito obrigada, Clóvis! Será um prazer ter a família a bordo conosco! =)
Woohoo!!! Parabéns! É muita sucesso nesta nova fase.
Obrigada pelo carinho, Thatá! Em breve novidades no blog by Thá! Hehehe! Vc faz parte disso também! =) Beijosss