Já que esta é a semana internacional da vaidade, digo, das Mulheres, o post desta semana da nossa séria #MulheresMergulhadoras só podia homenageá-las e deixá-las ainda mais sereias, ou melhor, sedutoras e lindas! Falando, portanto de seu lindo cabelo!
Que as ondas do mar relaxam, que ver peixinhos nos faz ser mais felizes, isso já sabemos! Durante o mergulho, a temperatura corporal cai, a mente relaxa e o corpo acaba repousando, recuperando as energias de uma semana, mês ou dia tenso. Mergulhar faz bem, mas às vezes acaba com o nosso humor no quesito “beleza”. Vale lembrar que o sol tem um papel bacana pra a pele, pois faz seu corpo produzir mais vitamina D, que ajuda na produção de novas células da pele, estimulando o crescimento do cabelo também! Então mergulhar estimula o cabelo a crescer, porque o sol está quase sempre lá e você nem nota. Já o sal ajuda na cicatrização de feridas e a curar algumas doenças de pele. Legal, né? Mas, como tudo no mundo, o excesso faz mal e é com isso que as pessoas devem se preocupar e o motivo deste post chegar! Além das dicas para DIVAR, mesmo mergulhando.
Quem nunca?
Quem nunca saiu do mar de um mergulho incrível com o cabelo todo embolado na tira da máscara? Ou com um penteado que poderia concorrer à juba do barco? Não passam os dedos pelo cabelo, quiçá um pente! CRUZES! O cenário é desolador! E a pele, então? Coceira em toda parte, o sal torrando a pele e arrancando qualquer vestígio de hidratação que possa existir! Ficamos loucas por um chuveiro, água doce, água mineral, qualquer coisa que ajude a dar um tapa no cabelo e reduza aquele ressecamento horroroso da nossa antes sedosa e macia pele de propaganda de hidratantes.
Mas estamos aqui para ajudar. Bora?
Antes de mais nada
Nutricionistas recomendam fortemente o consumo de água relativo ao peso de cada pessoa: no mínimo 30 mL para cada quilo, em dias normais. Já no calor excessivo, essa ingestão precisa ser maior. A sede é sempre um sinal de alerta de que o corpo precisa de mais hidratação. Durante o mergulho, perdemos calor e também água do corpo e, portanto, é obrigatória a hidratação para manter tudo em ordem, inclusive consumindo alimentos ricos em água para manter o equilíbrio dos diferentes minerais no organismo (melancia, melão, abacaxi, folhas verdes, aipo, abobrinha italiana, berinjela, pepino, nabo e rabanete são os queridinhos da vez). Comece por aí que já vai ser um início de jornada para o sucesso.
vamos ao que interessa: O cabelo!
Sem dúvida é a tarefa mais difícil para as mulheres mergulhadoras e, além das dicas que me servem, também achei uns comentários ótimos de surfistas profissionais lindonas (mas vale lembrar que metade dos patrocínios das moças vem de produtos de beleza! hahaha!)!
Pois ajuda a combater os raios UV evitando aquele visual ressecado de cabelo de praia e também ajuda a já dar uma pré-hidratada. Eu já usei e realmente é bom. Ele dá uma segurada na rebeldia do cabelo depois do mergulho.
DICA #2: LAVE COM ÁGUA DOCE LOGO E COM XAMPU E CONDICIONADOR ASSIM QUE DER. Água do mar, definitivamente, não faz bem pro cabelo, mas invariavelmente ela estará lá durante os mergulhos. Saiu do mar? Vai ficar um tempo na superfície até o próximo mergulho? Água doce nele! Muitos barcos tem limitação de abastecimento de água, então dê um jeito, leve sua garrafa de água da torneira, mineral, use do barco. Tire o excesso de sal! Tenha uma boa dupla (xampu + condicionador) para cabelos maltratados. Ativos nutritivos mais fortes como a arginina (aminoácido essencial que forma uma película ao redor dos fios para protegê-los) e a queratina (uma espécie de escudo contra as agressões externas) ajudam a enfrentar as altas temperaturas e preparam os fios para a exposição ao sol. Se encontrar aqueles anti-resíduos, também são ótimos. Lave bem (2 vezes o xampu), passe condicionador (eu passo sempre um pouquinho mais que o normal e não capricho muito no enxágue pra tentar recuperá-lo melhor).
DICA #4: NO BARCO. Nem sempre você terá tanta água disponível. Verifique isto antes e considere levar sua garrafa d’água para garantir que irá tirar o sal do cabelo. Ao invés de vários cremes, apesar de achar que qualquer creme é melhor que nada, prefira usar o protetor solar para cabelos que já servirão pra tudo e você economiza espaço na mochila.
Bom, como são realmente muitas dicas de beleza, precisei dividir o post em 2! E semana que vem tem mais: você aprenderá a cuidar da pele e verá os segredinhos das surfistas! =)
Fiquem ligadas, sereias! Até terça que vem!
Beijos, Dri.
Pingback: 5 dicas infalíveis para manter sua pele linda durante e depois dos mergulhos – IPA Dive