Depois do1° post de cuidados com seu equipamento de mergulho, em que tratamos dos equipamentos básicos de mergulho: máscara, snorkel e nadadeiras, chegamos ao 2° post, em que falaremos dos próximos equipamentos que você provavelmente pensará em adquirir: a sua roupa de mergulho.
Não quer perder nenhuma dica? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Sabemos que há dois tipos de mergulhadores: (i) aqueles que fazem xixi na roupa de mergulho (simmmm, xixi!!!!) e (ii) aqueles que mentem. Pois seja qual for o seu grupo, haverá, ao menos, uma vez na sua história de mergulhador que você não vai conseguir conter sua imensa vontade de urinar! É fato! Quanto mais mergulhamos, mais queremos mergulhar e isso acaba afetando a nossa agilidade (e vontade) em querer sair da água, se desequipar, tirar toda a roupa de mergulho (sobretudo as mulheres), fazer o famigerado xixi, vestir-se novamente, equipar-se novamente, cair na água novamente e mergulhar novamente. Principalmente quando nos tornamos profissionais do mergulho, a coisa fica ainda mais apertada! Vamos no tempo do aluno e muitas vezes esquecemos de fazer xixi!!! Hahaha!
Enfim, portanto, é muito natural que na sua 2a compra de equipamentos de mergulho, você inclua a sua roupa de mergulho, cheirosinha, sua, somente sua, com o formato do seu corpinho, nas suas aventuras subaquáticas. E, acredite, faz TODA a diferença!!!
O teu conforto, a tua flutuabilidade fica mais controlada, você fica mais feliz, até mais fashion! Todo arrumadinho! Uma coisa linda! =) E, naturalmente, vez ou outra você se dará conta que vai precisar fazer xixi na própria roupa e, portanto, vamos às dicas de como manter a tua roupa de mergulho, digamos, usável e limpa! (Urrghhh!)
Cuidados pré-mergulho para a roupa de mergulho:
Antes de sair para seu dia ou viagem de mergulho, examine se sua roupa de mergulho tem algum corteou desgastesignificativo, sobretudo nos punhos, pescoço e costuras. Nas áreas em que puxamos a roupa, a costura ou a borracha de vedação pode se dividir, principalmente nos punhos, nas pernas, na região das “partes íntimas”, bumbum, tornozelos e pescoço. Essas áreas recebem um estresse maior que em outras regiões. Verifique sempre estas costuras e borrachas de vedação. Se descosturar, leve a uma costureira especializada para fazer o reforço. Mas cuide para que o tamanho da sua roupa permaneça o mesmo, caso contrário, terá dificuldades em entrar nela novamente. Estas vedações são importantes para garantir que seu calorzinho do corpo permaneça com você! Lembre-se que, na água, perdemos nosso calor 20 x mais rápido que fora d’água! Então a vedação é importante para garantir que a temperatura confortável permaneça por todo o mergulho.
Certifique-se também se os zíperesabrem e fecham suavemente. Caso isso não ocorra, você deve lubrificá-los com uma aplicação fina de cera à base de parafina, sempre que necessário.
#FICAADICA
Se você fez xixi na roupa durante o mergulho, procure tirar a roupa de mergulho ainda na água (antes de subir de volta pro barco ou pra terra), dê uma enxaguada na água do mar mesmo! Isso é praticamente uma regra ética do mergulho! Quando você urina na roupa, ela não sai dali! E se você ficar passeando no barco com esta roupa, bem….vai afastar muita gente! Fica um odor horrível! Todos saberão que você urinou! Sendo assim, é melhor que você seja o “conscientão” que vai arrancar a roupa ali na popa do barco mesmo pra dar aquela aliviada no odor e enxaguar o mal-cheiro! É bem mais agradável e todos agradecem!
CUIDADOS Pós-MERGULHO para a roupa de mergulho:
Com xixi ou sem xixi, o procedimento é o mesmo. Salvo se o seu xixi é daqueles que degradam o que encontram pela frente. Se este for o seu caso, considere 1° não urinar na roupa, 2° deixar a roupa de molho com removedor. Assim a limpeza será mais profunda. Para “xixis normais” ou sem xixi, você pode lavar sua roupa à mão em uma banheira de água morna. O melhor é usar um shampoo para roupas de mergulho disponível nas lojas de mergulhoa para ajudar a prevenir a ação de quebra da integridade das borrachas de vedação. Se você tem uma máquina de lavar, você pode colocar em um ciclo de lavagem à mão ou delicado. Tire sua roupa antes do ciclo de centrifugação e deixe-a escorrer e secar completamente à sombra. Isso pode levar alguns dias, já que as roupas são grossas. Deixe secar completamente por dentro e por fora antes de guardar. Se você tiver um cabide disponível, o melhor é pendurar em local fresco e seco. Para proteger ainda mais contra danos relacionados à idade das roupas, aplique uma leve camada de silicone em todas as partes de borracha. Não pulverize o silicone diretamente sobre a roupa, faça uma leve camada sobre um pano macio e esfregue-o sobre suas borrachas, correias e fivelas de metal, caso haja em sua roupa. Você também pode preservar a vida dos zíperes através da aplicação de uma cera para zíper de roupa impermeável ou seca. Basta aplicar a cera ao longo do exterior do zipper em cada lado e depois trabalhar o zíper para frente e para trás algumas vezes para distribuir a cera.
Roupas Secas
Roupas secas requerem uma inspeção mais detalhada do balonete e do pescoço, bem como o zíper seco. Todas as imperfeições, rachaduras ou cortes podem romper os selos e fazer com que vaze água para dentro da roupa. Como ela é seca, vale inspecionar para mantê-la seca (rsrs). Inspecione se o zíper seco tem dentes ausentes ou tortos ou desgaste avançado no tecido que mantém o zíper no lugar. Se isso acontecer, troque imediatamente! Ao contrário das roupas úmidas, é bastante rentável parar para reparar as vedações das roupas secas e seus zíperes. Apenas um técnico ou costureira qualificado deve executar esses reparos.
Você também deve verificar o funcionamento das válvulasda roupa seca anexando-o a um cilindro e operando a válvula algumas vezes: inflando e desinflando. Esta verificação é um pouco mais complexa. Você deve inflá-la completamente, esperar para ver se a roupa prende o ar, em seguida, ativar cada válvula para desinflar várias vezes para se certificar de que haverá ventilação adequada. Se você notar vazamentos do traje, siga as recomendações do fabricante ou devolva a roupa para o seu revendedor para o serviço.
Certamente você não fará xixi na sua roupa seca, pois a dinâmica é diferente!!! Então cuidado! Hahaha!
Gostou do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
No próximo post falaremos do seu “último” dia de compras de equipamentos de mergulho! E descobrirá mais sobre como cuidar de seu Colete (BC) e regulador!