Este é o último post dos cuidados básicos com seu equipamento de mergulho! Tivemos o 1° post de cuidados com seu equipamento básico de mergulho, em que tratamos da máscara, snorkel e nadadeiras. No 2° post, falamos da sua roupa de mergulho. E agora chegou a vez dos reguladores, manômetro e colete equilibrador.
Não quer perder nenhuma dica? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
#1 Reguladores e manômetro submersível
O regulador é um equipamento de mergulho caro, mas, quando você adquire um, se pergunta por que não o fez antes. Reguladores de operações intensas de mergulho são bons, mas o seu novo é infinitamente melhor! Quando tiver um novo nas mãos saberá o que estou falando. Parece que até o ar fica animado para passar pelo 1° estágio, mangueiras e 2° estágios novinhos! É uma beleza só! E, por essa sensação boa de que tudo funciona perfeitamente é que você tem um compromisso consigo mesmo de cuidar deste equipamento!
Cuidados pré-mergulho: Antes de uma longa viagem de mergulho, vale a pena conectar o seu regulador e manômetro a um cilindro cheio para fazer uma checagem. Puxe algumas respirações do regulador, algumas respirações do seu “octopus” (o regulador reserva, aquele comumente amarelinho) e faça a leitura de seu manômetro submersível. Inspecione visualmente todas as mangueiras do regulador para garantir que não haja fissuras, certifique-se de que não há buracos ou rasgos nos bocais e verifique também os acessórios de metal quanto a possíveis corrosões. Se você usar protetores de mangueira, deslize-os para longe do 1° estágio para verificar abaixo deles as partes metálicas, assim como também verifique o próprio 1° estágio. Se houver rachaduras nas mangueiras ou corrosão, obviamente, você precisará levar a uma assistência profissional de um técnico qualificado para revisões.
Cuidados pós-mergulho: Quando enxaguar os reguladores, certifique-se de que as válvulas de purga não estejam pressionadas. Lave os bocais com água morna. Lave bem com água corrente as partes metálicas que conectam ao seu 1° estágio e também ao seu inflador de baixa pressão para evitar corrosões. Caso seu regulador possua aquele protetor emborrachado sobre as partes metálicas (carinhosamente chamado de camisinha), deslize-os para uma melhor limpeza. Deixe-os afastados até que todo o equipamento seque por completo e longe do sol. Deixe-o pendurado para facilitar.
Está gostando do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
#2 Colete Equilibrador
Cuidados pré-mergulho: Verifique se o seu inflador de baixa pressão está funcionando corretamente conectando seu equipamento a um cilindro cheio. Pressione o botão para que algumas rajadas de ar infle seu colete por completo, em seguida, ouça atentamente para verificar se há vazamentos (cuidado ao inflar completamente, pois se encher mais que deve, seu colete naturalmente vai permitir vazamentos para que seu colete não estoure como um balão…rs). Deixe-o inflado por 20 minutos para verificar se ele mantém a pressão do ar. Depois, aperte o botão para desinflar o colete e ouvir o ar vazando, garantindo que tudo está funcionando corretamente. Caso haja vazamentos, leve imediatamente a um técnico para reparar antes de entrar na água.
Enquanto ele está inflado, verifique sua barrigueira (velcro), alça da cintura, alças, tira do cilindro e todas as fivelas para verificar se há desgaste excessivo que possa prejudicar o rendimento de um bom mergulho. Se o seu colete possui fivelas de metal, verifique também quanto à corrosão, pois isso pode enfraquecer a estrutura de metal e, eventualmente, causar a ruptura da fivela, prejudicando seu mergulho. Qualquer acúmulo de substância parecida com giz branco ou pó verde, além de ferrugem, são todos indícios de corrosão do equipamento de mergulho. A qualquer sinal destas substâncias, leve o equipamento para revisão.
#FicaaDica
Corrosões de pequenas proporções no seu equipamento de mergulho geralmente podem ser limpas com uma escova de dentes e um pouco de vinagre branco – não se esqueça de enxaguar o item mais tarde de modo que todo o vinagre seja completamente removido.
Cuidados pós-mergulho: Lave o seu colete em água doce e, se tiver disponibilidade, morna. Melhor ainda, adicione uma pequena quantidade de xampu sem perfume ou uma solução de lavagem de mergulho para a 1a água de enxágue do equipamento. Tire todo o ar do seu colete, coloque-o no fundo do tanque de lavagem, segure-o com os seus lastros e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, drene o tanque, lave o equipamento com água corrente para remover todo o sabão. Caso tenha a sensação de ainda ter sobrado sabão, encha o tanque com água fresca e deixe o equipamento por mais alguns minutos mergulhado nesta água para remover qualquer resíduo.
Para lavar o interior do colete, aperte o botão manual de desinflar e encha com água corrente até que o colete esteja de 60 a 70% cheio de água. Agite o colete para que a água percorra todo o interior e, em seguida, drene-o por cada uma das válvulas de descarga e também pela mangueira do inflador. Você deve usar TODAS as válvulas para drenar a água, incluindo a mangueira do inflador, com o intuito de remover todos os cristais de sal e areia de cada uma destas válvulas importantes.
Depois de drenar a água, inflar completamente o colete (desta vez com AR dos seu pulmões), permitindo que a água restante no colete escorra bem. Deixe por 1 ou 2 minutos pendurado para escorrer, finalmente, as últimas gotas virando o colete de ponta-cabeça pela mangueira do inflador. Por fim, infle o colete por cerca de 50% do seu volume e deixe-o ventilando com ar seco, longe da luz solar direta, até que seque completamente. Para guardá-lo, evite dobrá-lo de maneiras não naturais. Guarde-o com cerca de 20% do seu volume cheio de ar para evitar que os lados internos grudem.
#FICAADICA
Para proteger ainda mais contra danos relacionados à idade do seu equipamento de mergulho, aplique uma leve camada de silicone em todos os componentes de borracha e metal. Não pulverize o silicone diretamente sobre os componentes. Em vez disso, pulverize uma leve camada sobre um pano macio e esfregue-o sobre as mangueiras do regulador, borrachas, correias, nadadeiras e fivelas de metal.
#3 E o computador de mergulho e a Bússola?
Se você, assim como eu, gosta sempre de ter 2 para ter pelo menos um, vai concordar que além do manômetro submersível, o computador de mergulho é um excelente acessório para monitoramento de ar (se ele possui sensor) e profundidade, além de outros benefícios, como maior tempo de fundo. Sendo assim, para este querido e famigerado equipamento de mergulho, seu cuidado, além da lavagem com água doce pós-mergulho, é ficar atento ao indicador da bateria e seguir à risca as instruções do fabricante para a substituição. Em geral, você deverá levar para uma assistência técnica autorizada para abri-lo e fazer a troca.
Para a bússola analógica, rode sua catraca ou bezel para garantir que se mova livremente para ambos os lados e sempre após os mergulhos lave com água doce movendo o bezel para retirar qualquer resíduo de areia ou sal.
SEMPRE INSPECIONE SEU EQUIPAMENTO de mergulho
Estes 3 posts mostram a verificação regular da vida de um mergulhador! Isso requer que você inspecione visualmente se tudo está limpo e trate adequadamente todas as peças de sua configuração utilizando passos específicos para ambos os cuidados pré e pós mergulho! Acesse o guia sempre que precisar!
Gostou do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários ou mande e-mail. Se você preferir outras formas de contato, curta e se inscreva nas nossas redes socias: Facebook, Youtube e o Instagram. Será um prazer falar com você.
Dri & JP