Construção do Casco
Um pouco sobre a Fibra de Vidro
O casco do nosso veleiro será construído em fibra de vidro. Este é um material produzido a partir da união de filamentos extremamente finos e flexíveis de vidro com alguma resina, normalmente poliéster.
O polímero produzido mescla as propriedades dos materiais contidos em sua produção, gerando uma fibra leve, altamente resistente e com propriedades únicas e excelentes para diversas aplicações.
Algumas vantagens deste material são: leveza (30% mais leve que o aço), segurança (resistência elétrica&térmica além de não ser combustível), economia (baixa degrabilidade, resistência ao sal e radiação ultravioleta) e resistência (física devido ao vidro e química devido às resinas).
Em geral um casco bem construído de fibra de vidro pode durar aproximadamente 20 anos antes de apresentar algum problema.
Fotos da construção
Recebemos as primeiras fotos do nosso veleiro em abril de 2016. Nelas podemos ver a fôrma sendo preparada para receber as mantas de fibra de vidro e a resina. Pinta-se o molde com gel coat na cor branca que será a cor do casco. Depois de seco começa a aplicação das fibras e resina e deixa-se secar com a ajuda de um ventilador. Depois são feitas mais camadas até que o casco fique com uma boa espessura e resistência.
Curtiu? Compartilhe com seus amigos!
Google+
Por causa do frio que fez no outono e começo do inverno aqui em São Paulo (mais precisamente em Jacupiranga) a fibra/resina precisou de mais tempo para secar bem. Somente depois que está tudo bem seco é que pode-se fazer as cavernas do veleiro.
As cavernas são feitas de madeira maciça e servem para reforçar a estrutura do casco. Na foto abaixo temos as madeiras que depois serão cobertas por fibra de vidro.
Próximos passos
Na sequência o molde do convés começará a ser preparado para depois executar o mesmo processo com fibra de vidro e resina. Enquanto o convés ficar secando finaliza-se a fibra sobre as cavernas e inicia-se a marcenaria interna.
Continue acompanhando o blog que logo iremos postar fotos da nossa visita ao estaleiro e como está o casco e o convés!
Adorei o vídeo de vocês!! Vou acompanhar essa construção!
Parabéns JP e Adriana por não terem medo de ir ao encontro dos seus sonhos !!!
Determinação + Perceverança = Sucesso
Abraços,
Enio Espirito Santo
Obrigado Enio! Contamos também com o apoio dos nossos atuais e futuros amigos! A jornada é longa mas no final será recompensadora! Abraço,
JP
Legal. Mantenha o blog e fotos. A construção amadora de veleiro é um tanto misteriosa pra mim.
Belo trabalho e explicação do processo.
Oi Tenório! A construção está sendo feita por um estaleiro, o Veleiros MJ. Temos um outro post anterior que fala sobre o nosso veleiro e o estaleiro! Continuaremos postando novidades da construção em breve! Obrigado por acompanhar a gente!