É isso mesmo!!! Compramos nosso veleiro! Bom, na verdade compramos a construção do nosso veleiro. Nossa “casa de praia” está encomendada e deve levar pelo menos 15 meses para ficar pronta! É um veleiro de 38 pés, com 3 cabines de casal, 2 banheiros, sala, cozinha e vista permanente para o mar!!! Bom, vamos aos detalhes…
Como se compra um veleiro “na planta”?
Bom, essa resposta parece ser mais fácil do que parece… primeiro você vai até o estaleiro, visita as instalações, vê os veleiros que já estão em fase de construção, pergunta bastante para um dos donos do estaleiro, olha mais um pouco, pergunta mais, volta para casa, fica com mil dúvidas, pensa no valor a ser investido, fica com mais dúvidas, cogita comprar um usado, lembra que não curtiu os usados que visitou, conversa mais com a esposa, fica com mais dúvidas, faz planilha para ver se vai ter o dinheiro para pagar, faz simulações de vários tipos, fica mais calmo, fala com o planejador financeiro, volta a ter dúvidas, pesquisa mais sobre o veleiro na internet, pensa que agora está tudo certo para fechar, pesquisa mais sobre veleiros, faz mais contas, procura donos de veleiros construídos pelo estaleiro para perguntar como foi a compra/construção do veleiro deles e tirar mais dúvidas. Fica mais seguro para fechar o negócio, vai visitar novamente o estaleiro já com a intenção de fechar a compra e, finalmente, fecha a compra!!!
É… realmente tem que ter muita coragem para tomar esta decisão!!! Lá no estaleiro assinamos um documento de intenção de compra e no dia seguinte demos um sinal. Depois disso o estaleiro nos enviou um contrato com todos os detalhes do veleiro, todas as condições e detalhes burocráticos. Nós assinamos, reconhecemos firma e enviamos de volta para eles. Pronto! Negócio fechado! Agora é cortar nossos gastos, vender coisas que não usamos ou usamos muito pouco, trabalhar muito nos nossos empregos e também como instrutores de mergulho e lançar nossa campanha de Crowd Funding (em breve!) para conseguir pagar nossa “casinha de praia”!
O quê está incluído e quais são os “opcionais”?
A lista de tudo que será fabricado, construído e montado é bem grande. Colocarei apenas as principais “categorias” com uma pequena descrição aqui, porém futuramente pretendo fazer posts sobre algumas partes específicas!
INCLUÍDO NA COMPRA
- CASCO: em fibra de vidro e é a estrutura principal que vai na água.
- CONVÉS: em fibra de vidro e é colado no casco formando um monobloco.
- DIVISÓRIAS: em compensado naval, paredes, portas, etc.
- CABINE CENTRAL: mesa com banco, armários, janelas, gaiutas, vigias.
- COZINHA: fogão, pia, geladeira, armários e gavetas.
- MESA DE NAVEGAÇÃO: painel elétrico, leds, fusíveis, gaveta e mesa para cartas náuticas.
- SUÍTE DE PROA: cama de casal, armários, prateleiroas e gaiuta.
- BANHEIRO SUÍTE DE PROA: armários, lixeira, pia, box fechado, privada, gaiuta.
- CABINE CASAL DE POPA BOMBORDO: cama de casal, armário, prateleira, 3 vigias.
- SUÍTE DE POPA BORESTE: cama de casal, armário, prateleira, 3 vigias.
- BANHEIRO SUÍTE DE BORESTE: armários, lixeira, pia, box fechado, privada, 2 vigias e 2 portas (1 para o quarto e outra para a sala).
- ELÉTRICA: 2 baterias, cabos elétricos estanhados, painel elétrico, pára-raios, iluminação, proteção eletrolítica, luzes de navegação.
- HIDRÁULICA: 2 tanques de água doces (360 litros), mangueiras, sanitários hidráulico manual, bomba elétrica no poceto, bomba manual no porão, caixas coletoras com bomba elétrica e automáticas, boiler.
- QUILHA COM BULBO: Peso de 2.400 kg, fundida em chumbo com 4% de antimônio juntamente com 10 parafusos de 1 polegada com 1 metro de comprimento, reforçada estruturalmente com perfilado de aço inox
- LEME: Eixo maciço de aço inox com 2,5 polegadas, armado com esqueleto interno em chapa de aço inox com 6 mm de espessura, revestido internamente com laminação em fibra de vidro.
- RODA DE LEME: Com circunferência de 1,10 m e cana de leme fortuna.
- MASTREAÇÃO: mastro principal, retranca, adriças, estaiamento.
- MOTOR: é opcional, Yanmar 39 HP Diesel, tanque de 120 litros.
- CONVÉS: ferragens de manobra, pedestal p/ instrumentos, mesa, escada de acesso, cunhos, púlpitos e ferragens.
- ESTOFAMENTO: Camas e sofás com espuma de densidade 33 com 8 cm de espessura, encosto do sofá densidade 28 com tecido acqua block.
OPCIONAIS
- Barra de inox no convés (para segurança quando vamos até o mastro).
- Mangueira com água doce/salgada na popa.
- Ventiladores internos.
- Freezer.
- Estrutura para o chuveiro fixo nos banheiros.
- Baterias extras (+2 para totalizar 4).
- Sanitário elétrico.
- Roda de leme dobrável.
- Pau do Balão.
- Enrolador da Genoa.
- Battencar para vela mestra.
- Velas (mestra, genoa, balão, tempestade, etc)
- Motor e acessórios do motor.
- Bote de apoio.
- Motor bote de apoio ou remos! 😉
- Targa, bimini, dog house.
- Painel Solar.
- Inversor.
- Shore power (ligar o barco na tomada do cais).
- Compressor de ar p/ cilindros de mergulho.
- Gerador a Diesel para o compressor.
- E outras coisinhas mais…
Cronograma da construção
1° Fase – Preparação do molde do casco
2° Fase – Inicio construção do casco
3° Fase – Término casco / Cavernas
4° Fase – Inicio Convés
5° Fase – Término Convés/Divisórias principais
6° Fase – Marcenaria Interna
7° Fase – Marcenaria Interna
8° Fase – Marcenaria Interna
9° Fase – Marcenaria Interna
10° Fase – Marcenaria Interna / Janelas Laterais / Entrada / Teto solar/ Inicio Elétrica / Inicio Hidráulica
11° Fase – Elétrica / Hidráulica / Tetos / Acabamentos internos de Marcenaria / Inicio de Quilha
12° Fase – Elétrica / Hidráulica / Quilha/ Inicio Leme / Acabamentos Geral
13° Fase – Elétrica / Hidráulica / Quilha / Leme / Acabamentos Geral / Inicio de Motor
14° Fase – Acabamentos em Geral / Motor
15° Fase – Finalização / Ferragens / Entrega
Fotos do MJ 38 DS
Envie sua pergunta ou dúvida para a gente!
Se você curtiu conhecer mais sobre veleiros compartilhe com seus amigos clicando no botão do Facebook aí embaixo!!!
Um grande abraço,
JP – jp@ipadive.com
Nossa que sonho em familia, mas vamos as perguntas: A forma de pagamento são fixas ou existe luvas, igual apartamento? a cada 6 meses um valor mais alto? o valor inclui alguma garantia e o que pode furar esta garantia? vc pode alterar alguma estrutura que prefira modificar ou o projeto é fechado sem alterações? entre todos os estaleiros visitados o que te fez, alem do projeto, buscar este? vc chegou a velejar com algum modelo antes? sua escolha foi baseada em cruzeiros ou longas distancias? os equipamentos inclusos foram suficientes pelo custo projetado? por ultimo existe clausula de atraso na entrega? um grande abraço a vcs, desculpe o livro de questões, eu vou comprar o meu, so não sei se bsucaria vender o rim por um zero e sendo o primeiro dono ou se busco um velho do mar p aprender e gastar o figado em reparos, ajustes e aprendizado. vou seguir para ver seu sonho boiar nos mares, bons ventos.
Como é o fechamento das gaiutas? Tem a “cortina” como no Benetau? E o enrolador da grande, é dentro do mastro? Estou vendo a possibilidade de comprar um igual ao de vocês no mês que vem.
Olá Henrique! Não sei que “cortina” é esta do Beneteau… quanto ao fechamento, tem muitos tipos de fechamento? Se puder passar algum link com os tipos posso ver qual é!
A grande é a vela mestra? Se for, então ela não enrola no mastro não, é de subir e descer. Um mastro desse que enrola a mestra vai provavelmente custar uma fortuna aqui no Brasil!
Se tiver mais dúvidas podemos falar por skype, me passa um email em jp@ipadive.com para combinarmos um dia/horário, se você tiver interesse.
Abraço!
JP
Olá boa td não sou de ficar empolgado em certos assuntos, porém qd vi seus vídeos no YouTube fiquei muito vidrado e adorei a autenticidade do casal.
Tanto que resolvi ser um colaborador e com muita sorte ganhar uma oportunidade de passar um final de semana com um acompanhante.
Parabéns pela coragem e planejamento que levarei como exemplo para aquisição de um veleiro. Obrigado
Oi, Marcos! Muito obrigada pelo carinho, apoio e, principalmente, pelas doces palavras! Soa como boa música aos nossos ouvidos que a autenticidade é nossa marca. Esperamos sempre contribuir para que mais pessoas se encorajem para perseguir o sonho que tiverem, sendo ele no mar ou não! Conte conosco para ajudá-lo! Grande abraço e bons ventos!
Uma coisa que nunca acho sao os valores para conseguir comprar e manter…. Marina, seguro, manutenção do casco e mecânica. Tenho receio de entrar nesse mundo e me frustrar por falta de dinheiro. Nao queria começar com um barco muito pequeno para ter que vender depois para comprar um maior…
Olá Tiago, obrigado pela sua visita ao blog!
Em relação aos custos, você está certo em se preocupar com isso. Esta dúvida não é só tua e estamos trabalhando em um material que tratará sobre este assunto.
Já para te ajudar um pouco… preço dos veleiros varia muito pelo tamanho, ano e equipamentos que ele possui. Você pode buscar no OLX por veleiros que trará muitos resultados com os valores.
Seguro pode girar em torno de 0.75% a 1.5% do valor do veleiro, e veleiros com mais de 25 anos você terá dificuldade em fazer o seguro.
Marina pode variar bastante e cobram pelo tamanho do veleiro, para um 38 pés o valor pode ficar entre uns 2000 a 2500 (mais conta de luz), já uma poita alugada pode custar entre 500 a 800 reais.
Manutenção em geral pode custar caro (se vc contrata pessoas para fazer o serviço) ou mais barato quando você mesmo faz o serviço. Geralmente o pessoal contrata um marinheiro para abrir o veleiro de vez em quando, limpar por dentro e por fora e fazer manutenções pequenas… os valores giram em torno de meio salário mínimo a um salário mínimo.
Quanto a começar com um pequeno e depois trocar por um maior, essa escolha vai depender dos seus objetivos com o veleiro e com a quantidade de dinheiro disponível!
Espero ter te ajudado um pouquinho, em breve disponibilizaremos este conteúdo com mais detalhes/informações!
Ah, nos acompanhe também no youtube, http://www.youtube.com/ipadive
Abraço,
JP
JP, veleiro vai ser show demais.
Uma dúvida que tiver eh sobre o enxoval de velas, vem algo incluso? Ou eh tudo “opcional”?
Nos opcionais, ” baterias” ta listado em duplicidade. 😉
Abs
Valeu Rafael! O estaleiro não trabalha com velas, então nós teremos que buscar lojas/fornecedores por conta própria. Eles indicam um fabricante que eles conhecem, porém já conversei com donos dos MJs que encomendaram da North Sails e de outros lugares. As “baterias” duplicadas foram retiradas, obrigado por avisar!
Show de Bola!!
Sucesso nessa Trip, e vamos para o Day Charter!!
Bjks
Valeu!!! Em breve lançaremos o crowd funding com valores bem atrativos!!!
Bom dia
Muito legal a iniciativa de vocês, estou planejando para fazer algo parecido.
A diferença é que eu mesmo quero construir o meu. Gostaria de saber sobre as dimensões das áreas internas do veleiro, o tamanho das cabines, banheiro, cozinha etc… Em medidas aproximadas, só para ter uma idéia.
Desde já agradeço!
Cara, as medidas são difíceis de passar pois não são retas perfeitas. E sugiro você procurar projetos na internet. Tem muitos projetos bons do Cabinho!