Se você é um mergulhador que leva a atividade de mergulho a sério ou está decidindo que será sério, as probabilidades são que você já tenha investido ou que investirá uma quantia significativa de dinheiro na compra do seu equipamento de mergulho. Você se sentirá muito feliz, pois ter o próprio equipamento garante que você se sinta confortável, seguro e tenha mais liberdade, pois escolherá o modelo que mais lhe agrada e se encaixa no teu corpo.
Não quer perder nenhuma dica? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Então, só pelo motivo dinheiro (já que não tá fácil pra ninguém), você já teria motivo suficiente para cuidar do equipamento de mergulho, certo? Errado! Muita gente perde muito dinheiro por não fazer isso! Vive com os equipamentos na manutenção por não limparem direito aqueles cantinhos, aquelas dobrinhas e daí, pá! Você pode até perder o equipamento. Então, vale todas as dicas para cuidar do teu equipamento de mergulho direitinho e, assim, gastar menos com esta linha de despesa. Além disso, mantendo o equipamento em ótimo estado, você garante que fará um mergulho até o final sem quaisquer problemas operacionais! UFA!
Bom, então vamos às dicas!! Separamos por ordem usual de compra para que você possa entender as necessidades de cada item no decorrer da sua carreira de mergulhador!
Sempre Inspecione seus equipamentos
Este é um check regular da vida de um mergulhador! Isso requer que você inspecione visualmente, se tudo está limpo e trate adequadamente todas as peças de sua configuração utilizando passos específicos para ambos os cuidados pré e pós mergulho, que é o que vamos descrever por aqui!
#1 Nadadeiras, máscara e snorkel
Este é o equipamento de mergulho básico de qualquer mergulhador! Costuma ser o 1° kit de aquisição e é um orgulho só! E o sonho de nunca mais melecar teu rosto com “baba alheia” se torna real! Hahaha!
Cuidados pré: Estique todas as correias/tiras para procurar por rachaduras finas; estas são especialmente comuns nas tiras de borracha em nadadeiras do tipo aberta (esta nadadeira não tem o “sapatinho” embutido para você colocar o pé e, por isso, são abertas. Precisam do uso de uma botinha e são as mais comuns nos mergulhos por sua praticidade). Bom, se achar rachaduras na borracha, tenham em mente que são sinais claros de falha iminente, ou seja, que podem romper em qualquer mergulho! Se você encontrar alguma rachadura, substitua imediatamente as tiras. Se você usar um strap para cobrir a tira da sua máscara (aquelas proteções de neoprene), deslize-o para o lado ou remova-o de modo a que a tira por baixo possa ser totalmente inspecionada. Em seguida, examine o silicone de toda a saia da máscara, a mangueira flexível do seu snorkel e seu bocal para averiguar quaisquer imperfeições. A área de falha mais comum em uma máscara é o selo da saia da máscara, trocando em miúdos, é a cola que gruda o silicone de vedação à parte plástica da máscara. Ela pode se tornar irregular podendo criar vazamentos. Por último, verifique todas as fivelas, que podem rachar, se dividir ou ficar obstruídas com detritos que interferem a forma como funcionam. Verifique também se há rachaduras, lascas ou outros sinais evidentes de desgaste nas áreas imediatamente adjacentes à lente de vidro.
Cuidados pós: Para evitar que seu equipamento crie mofo, lave sua máscara, nadadeiras e snorkel em água doce morna e deixe secar completamente antes de embalá-los e guardá-los. Embale e guarde estes artigos de modo que nada se dobre sobre possíveis lâminas, seja esmagado ou distorce a saia de silicone da máscara, já que isto pode levá-los a assumir uma forma não natural, tampouco confortável.
Gostou do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
No próximo post falaremos dos cuidados com a sua roupa de neoprene e colete equilibrador!
Não percam!!! Próxima quinta-feira!
O meu equipamento fica engordurado sempre. Eu lavo tudo com detergente neutro e enxago-os bem depois. Isso pode?
Que estranho, Flavio! Chegou a verificar na loja onde comprou para verificar se aconteceu com outros clientes também? Pode ser algum lote ruim, ou o equipamento não é profissional, daí tem alguns plásticos que realmente ficam “melados”…para resolver, só adquirindo equipamentos da linha profissional.
Pingback: paris saint germain shirt
Ansiosa para o post 3/3. Os anteriores foram muito esclarecedores! Abraço
Que bom que está gostando, Tathiana! Obrigada pelo feedback. Assine nossa newsletter para receber o post no teu email assim que publicarmos! Um abraço!