Imagina uma pessoa indo fechar um passeio de barco para ver baleias jubarte em Abrolhos quando a atendente te pergunta se quer incluir um batismo de mergulho no pacote?!
Eu e a Dri acabamos aceitando mesmo sem saber os detalhes completos do que iríamos fazer, até por que ela já tinha feito “batismos” outras vezes. Mas não seria bom saber ou perguntar algumas coisas específicas sobre o instrutor e os equipamentos antes de embarcar nesta aventura? Se você quer saber como foi meu primeiro mergulho e ver todas as regras & dicas para você aproveitar seu mergulho da melhor maneira, continue lendo este post!
Batismo de mergulho (termo popular), ou como nós chamamos na PADI – Discover Scuba Diving, é a oportunidade de uma pessoa, que nunca mergulhou ou que ainda não é certificada, experimentar o mergulho com cilindro.
Muito além de experimentar, será uma experiência ímpar que abrirá as portas do mundo subaquático para você. Diferente de um passeio numa floresta, onde quase não vemos animais silvestres, no fundo do mar você encontrará muita vida, com muitas espécies de peixes, tartarugas, raias, crustáceos, polvos, cavalos-marinho, golfinhos, tubarões e até baleias!
Utilize a seção de Padrões do Programa para ver se você atende aos pré-requisitos do programa e também para saber se a escola/operadora segue essas regras. Depois, veja quais os novos conhecimentos que deverá aprender antes de mergulhar na seção Desenvolvimento de Conhecimento. Depois disso, é partir para a parte prática na piscina/praia e então fazer o mergulho no mar!
Cada operadora ou escola de mergulho poderá oferecer diferentes opções de batismo de mergulho. Enquanto algumas poderão oferecer uma preleção no barco, fazer o circuito de habilidades no cabo (somente com instrutor e na proporção de 1:1) e realizar o batismo logo em seguida, outras podem ter um programa mais completo, como revisão de conhecimento, preleção, circuito de habilidades em uma piscina e depois uma saída de barco para fazer o mergulho de batismo em águas abertas (somente com instrutor e na proporção de 4:1).
Não existe uma opção melhor que a outra, pois tudo depende da necessidade de cada pessoa. Muitas vezes as pessoas estão de férias e só terão um dia livre para experimentar o mergulho, então a opção de fazer tudo no barco é uma boa. Outras vezes podemos ter pessoas que já estão interessadas no mergulho e, antes de fazer o curso básico, querem ter uma experiência mais completa e optam por fazer piscina e depois o mergulho no mar.
Águas Confinadas – Divemaster que seja um Discover Scuba Diving Leader.
Águas Abertas – Instrutor.
Materiais
Obrigatório
Participante – Guia do Participante do PADI Discover Scuba Diving.
Instrutor – desenvolvimento de conhecimento ou preleção.
Recomendado
Vídeo PADI Discover Scuba Diving.
Proporções
É muito importante ficar atento aos limites de pessoas que irão participar do batismo de mergulho, a PADI tem os seguintes limites para cada nível profissional:
Instrutor:
8:1 na Piscina
4:1(*) em Águas Abertas Confinadas
4:1(*) em Águas Abertas
4:1(*) mergulho adicional em Águas abertas (**)
Assistente de Instrutor (AI):
8:1 na Piscina
4:1(*) em Águas Abertas Confinadas
Águas Abertas
2:1 mergulho adicional em Águas abertas (**)
Divemaster Leader:
4:1 na Piscina
2:1 em Águas Abertas Confinadas
Águas Abertas
2:1 mergulho adicional em Águas abertas (**)
Divemaster:
Piscina
Águas Abertas Confinadas
Águas Abertas
2:1 mergulho adicional em Águas abertas (**)
(*) Pode-se adicionar até 2 participantes por assistente (Assistente de Instrutor / Divemaster Leader / Divemaster).
(**) Depois que os participantes tenham completado um mergulho em águas abertas com um Instrutor.
Caso algum amigo seu queira se juntar à você durante o seu batismo, não tem problema, porém ele será contado nas proporções listadas acima.
Supervisão
Por segurança, o seu instrutor nunca deverá deixar você desacompanhado, seja na superfície ou embaixo da água.
Ele deverá se posicionar de forma que possa manter contato físico rapidamente com você para lhe prestar qualquer auxílio durante o mergulho.
O seu instrutor deverá ficar focado e não poderá fazer outra atividade enquanto supervisiona seu batismo de mergulho, então não peça para ele fazer fotos ou filmes durante o mergulho (geralmente tem um mergulhador profissional que faz fotos/vídeos em locais turísticos).
Dependendo do lugar que você for fazer seu batismo de mergulho, o instrutor poderá fazer uma sessão de desenvolvimento de conhecimento ou uma preleção.
Nos dois casos você aprenderá sobre:
Regras de respiração;
Técnicas de equalização;
Propósito e uso dos equipamentos;
Sinais manuais;
Técnicas de desalagamento do regulador;
Técnicas de desalagamento da máscara;
Respeito pela vida aquática; e
Importância de observar e ficar próximo ao instrutor.
Depois disso, você completará e assinará o Guia do Participante do Discover Scuba Diving, incluindo a Revisão de Conhecimento e Segurança.
As águas confinadas podem ser tanto uma piscina quanto uma praia calma que tenha uma área que dê pé (e tenha uma visibilidade razoável).
Seu instrutor deverá conduzir uma preleção com os tópicos que você teve no desenvolvimento de conhecimento, mostrando as habilidades que deverá cumprir.
Na piscina/mar, na parte rasa, você terá que cumprir os seguintes requisitos de performance:
Respiração subaquática;
Desalagamento do regulador;
Recuperação do regulador;
Desalagamento da máscara;
Técnicas de equalização;
Inflagem e desinflagem do Colete Equilibrador na superfície.
Após cumprir as habilidades, é hora de nadar embaixo da água enquanto seu instrutor fica supervisionando. Quando ele sentir que você está confortável, ele o levará para águas mais profundas (se as condições permitirem).
Lembre-se de sempre seguir as regras e as orientações do seu instrutor!
Conforme dito anteriormente, somente um instrutor poderá conduzir o primeiro mergulho de batismo no mar (ver seção Proporções).
Os seguintes passos deverão ser seguidos:
Conduzir a seção de Desenvolvimento de Conhecimento (ver seção acima)
Conduzir os Requisitos de Performance de Habilidades em águas rasas (ver seção acima)
Guiar os participantes em um passeio pelo ponto de mergulho monitorando o nível de conforto e o consumo de ar deles
Caso os participantes queiram realizar um mergulho em águas abertas (mar) e não seja possível realizar a prática das habilidades em águas rasas (na piscina/praia), então o instrutor de mergulho poderá conduzir a sessão de habilidades a partir de:
Uma embarcação
Uma doca/trapiche
Uma estação de apoio de superfície (com cabo de descida)
Uma barra horizontal (máx. de 2 metros de profundidade)
Uma plataforma (máx. de 2 metros de profundidade)
Neste caso, a proporção de participantes por instrutor será de 1:1. Ou seja, o instrutor deverá realizar todos os passos para cada participante.
Relaxe – como o mergulho é algo totalmente diferente, muitas pessoas tendem a ficar ansiosas. Procure prestar atenção no que seu instrutor fala e faça os exercícios com calma.
Respire sempre – este é a regra mais importante do mergulho. Ao respirar e exalar constantemente nós mantemos nosso pulmão “equalizado” com a pressão da água que vai aumentando com a profundidade. O ar do cilindro é seco e isso pode causar um desconforto deixando sua boca seca, então veja dicas de como evitar a boca seca durante o mergulho.
Respire lenta e profundamente – desta maneira você levará o ar de maneira mais eficiente ao seu corpo, evitando cãibras e dores de cabeça. Veja mais dicas no post com dicas de como melhorar o consumo de ar.
Diga seu peso real – a maioria das pessoas precisará de pedras de lastro para ajudar a afundar no início do mergulho. Se colocarmos peso demais isso poderá atrapalhar/incomodar durante o mergulho. Com peso de menos você não irá afundar e atrasará seu mergulho, pois precisará colocar mais peso no seu cinto de lastro.
Roupa de mergulho justa – na hora de experimentar sua roupa de mergulho, pegue aquela que fique bem justa no seu corpo, porém ela não pode te apertar demais! Não deve ficar muito larga a ponto de permitir que a água entre e saia dela com facilidade. Se isto acontecer, você poderá passar frio durante seu mergulho e em alguns casos terá que voltar para o barco. Mulheres, vejam estas dicas!
Leve meias de algodão – sua nadadeira será do tipo fechada, ou seja, você escolherá de acordo com o tamanho do seu pé. A borracha pode causar desconforto (calos) ou ficar um pouco larga depois de entrar na água. Com uma meia de algodão você poderá diminuir e até evitar estes problemas.
Hidrate-se – com o calor que geralmente está quando vamos mergulhar não se esqueça de beber água ou sucos, dessa maneira você evita dores de cabeça, pressão baixa e fraqueza.
Evite o sol – mesmo utilizando protetor solar evite pegar muito sol. Alguns trajetos de barco podem ser longos e, com o vento, não sentimos calor. Devido ao longo tempo de exposição ao sol podemos acabar queimados e, talvez, até ter uma insolação.
Que legal que você quer fazer o curso. Busque uma escola com boa referência na sua cidade ou cidade que tenha escolas de mergulho e bora se certificar! Geralmente em 2 finais de semana você já sai com sua carteirinha. Se precisar de alguma dica é só entrar em contato!
Parabéns pelo post.
Muito bem redigido e de fácil leitura e entendimento.
Meu sonho é fazer um curso de mergulho.
Obrigado pelas dicas.
abcs
Que legal que você quer fazer o curso. Busque uma escola com boa referência na sua cidade ou cidade que tenha escolas de mergulho e bora se certificar! Geralmente em 2 finais de semana você já sai com sua carteirinha. Se precisar de alguma dica é só entrar em contato!