Acredito que 9 entre 10 mergulhadores está sempre buscando melhorar seu consumo de ar durante seus mergulhos. Em saídas de mergulho quase sempre acabamos conhecendo alguém que volta do mergulho com mais de 100 bar enquanto a grande maioria estava na casa dos 50 ou 60 bar! Com as dicas que darei aqui, quem sabe não será você o centro dos comentários na próxima saída de mergulho?
Se você não tem um suprimento “ilimitado” de ar como o pessoal da foto acima então veja as dicas abaixo. Tente praticar/seguir uma dica a cada mergulho e depois avalie os resultados!
Não quer perder nenhuma dica? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
2. Respiração lenta e profunda – junto com o condicionamento físico, dominar a respiração correta durante o mergulho fará seu consumo diminuir muito. Inspire por 2 ou 3 segundos, sem encher totalmente seu pulmão, e depois expire lentamente por 8 à 12 segundos. Veja um exercício de respiração no final deste post.
4. Não use as mãos – use suas nadadeiras! Nadar com as mãos não é eficiente como suas grandes nadadeiras. Você acabará gastando muita energia e ar para nadar poucos metros com suas mãos. A única exceção é usar as mãos para “escalar” pedras para conseguir vencer alguma correnteza, porém muita atenção com corais e outros animais que se camuflam ou se escondem nas pedras!
5. Tenha seu próprio equipamento – ter seu próprio colete equilibrador, nadadeiras, roupa de exposição, regulador e demais equipamentos vai te deixar mais confortável durante seus mergulhos. Ao alugar esses equipamentos você pode ficar desconfortável, ficar um pouco desequilibrado e até mesmo nadar numa posição incorreta. O regulador pode ser de uma qualidade ruim ou estar um pouco desregulado forçando você fazer mais esforço para respirar. Esses pequenos desconfortos se refletirão num consumo maior do seu ar.
7. Roupa de exposição correta – o frio fará com que você gaste mais energia fazendo que você necessite de mais ar. Lembre-se que na água perdemos calor até 20 vezes mais rápido que no ar, então certifique-se de usar a roupa de exposição correta para cada temperatura da água e que o tamanho seja correto para seu corpo.
Está gostando do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Exercício para melhorar sua respiração no mergulho
Tente fazer isso primeiro em terra firme. Faça uma respiração com o seu diafragma (quem já fez yoga ou curso de apneia está familiarizado com esta técnica). Quando você inspirar tente não movimentar o seu peito. Mova apenas a sua barriga para fora, enchendo-a com ar. Ao utilizar esta técnica você não estará puxando todo o ar que poderia puxar. ajudando a evitar uma hiper-expansão pulmonar.
Agora faça uma inspiração de 2 a 3 segundos conforme descrito acima no post e então exale lentamente por aproximadamente 8 a 12 segundos, ou pelo tempo que você se sentir confortável. Então repita a respiração. Use sua língua e seus dentes para restringir a quantidade de ar exalado possibilitando atingir os 8/12 segundos. Você tem que chegar no ponto em que se sinta totalmente confortável com esta respiração. Se você estiver exalando até o ponto que você está quase “morrendo” antes de dar a próxima respirada, então você não está fazendo o exercícios de maneira correta. Este exercício deve ser realizado de maneira que você se sinta totalmente relaxado e confortável!
Depois de praticar bastante isto se tornará mais natural e então você estará pronto para tentar fazer no seu próximo mergulho!
Gostou do conteúdo? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Bons mergulhos!
JP
Pingback: is cartier love bracelet worth it
Pingback: Andres Iniesta
Thank you Andres! Keep following us for news!
Boa dica ! valeu …..
Que bom que gostou, Anselmo! Continue acompanhando para receber ainda mais dicas preciosas. Abraço!