Nitrox, também conhecido como ar enriquecido, nada mais é do que alterar a quantidade de Nitrogênio e Oxigênio dentro do nosso cilindro de mergulho, deixando a mistura mais rica em oxigênio reduzindo o nitrogênio. Afinal, por que usar Nitrox para mergulhar? Isto é seguro? Existem riscos? Todos podem usar? Vejam neste post todas as vantagens e mitos sobre o uso de Nitrox! Os apressadinhos podem pular os primeiros tópicos e ir direto para as vantagens e mitos. 😛
Não quer perder nenhuma dica? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Um pouco de história
Existem relatos de que na década de 1920 ou 1930, na Alemanha, foi desenvolvida uma “mochila” de fornecimento de Nitrox para uma roupa padrão de mergulho da época. Também existem relatos que a unidade especial de mergulho da Inglaterra utilizava nitrox em circuitos semi-fechados e rebreathers (equipamento que reutiliza o ar).
Já na década de 1950 a marinha americana documentou em seu Manual de Mergulho os procedimentos para uso de gás enriquecido de oxigênio para uso militar, o quê hoje nós chamamos de Nitrox.
Em 1970, Morgan Wells desenvolveu um processo para misturar oxigênio ao ar chamado de sistema de mistura contínua, que por muitos anos foi a solução mais prática para misturas de gases por pressão parcial.
Em 1985 Dick Rutkowski formou a IAND (International Association of Nitrox Divers) e começou a utilizar o Nitrox no mergulho recreativo. Isto foi considerado perigoso por muitas associações e foi visto com desconfiança pela comunidade do mergulho.
Em 1992 a NAUI se tornou a primeira associação de treinamento/certificação de mergulho a sancionar o Nitrox. Em 1993 foi lançado o primeiro computador de mergulho compatível com Nitrox pela DiveRite. E finalmente em 1996 a PADI anunciou o suporte completo à educação de mergulho com Nitrox. Apesar de outras importantes associações terem dado apoio ao Nitrox antes da PADI, somente com o aval da PADI é que o Nitrox se estabeleceu como uma opção padronizada para o mergulho recreativo.
Mais oxigênio na mistura de gás significa o que na prática?
Na prática nós diminuímos a quantidade de nitrogênio! Se você é um mergulhador certificado então já sabe que este gás, que representa aproximadamente 78% do ar que respiramos, é inerte ao nível do mar. Porém ele vai sendo absorvido por nosso corpo à medida que vamos mais fundo no nosso mergulho. Isso na prática pode causar alguns efeitos colaterais caso você não siga algumas das regrinhas do mergulho, como por exemplo: narcose causada por nitrogênio, ter que fazer descompressão por ter excedido o limite não descompressivo (excesso de nitrogênio absorvido) e também a doença descompressiva (DD).
Como o Nitrox é feito
Mistura por pressão parcial – neste método são adicionadas pequenas quantidades de oxigênio puro e depois o ar comprimido até se atingir a mistura desejada. É necessário ter um bom controle do processo, porém, se feito corretamente, é muito eficaz.
Separação do gás por membrana – este método emprega uma membrana semi-permeável que separa o nitrogênio do ar. Desta maneira é possível criar um gás respirável com uma grande quantidade de oxigênio.
Misturas mais comuns de Nitrox e seus limites
As misturas mais utilizadas são EAN 32 e EAN 36. EAN significa Enriched Air Nitrox em inglês. O 32 e 36 significam que o gás do cilindro contém 32 e 36 por cento de oxigênio.
No EAN 32 você pode ir até a profundidade de 33,75 metros sem ultrapassar o limite de 1,4 ATA. Fazendo o cálculo temos 4,375 ATA (para a a profundidade de 33,75 metros), o percentual do oxigênio é 32% (0,32 para usar no cálculo). Colocando na fórmula temos 4,375 x 0,32 = 1,4.
No EAN 36 você pode ir até a profundidade de 28,89 metros sem ultrapassar o limite de 1,4 ATA. Fazendo o cálculo temos 3,89 ATA (para a a profundidade de 28,88 metros), o percentual do oxigênio é 36% (0,36 para usar no cálculo). Colocando na fórmula temos 3,89 x 0,36 = 1,4.
Ou seja, para cada mistura de Nitrox você terá que calcular sua profundidade máxima e se manter dentro deste limite!
As vantagens do Nitrox
1. Você irá absorver menos nitrogênio durante seu mergulho
2. Menos nitrogênio significa diminuir o risco de Doença Descompressiva
3. Menos nitrogênio pode diminuir um pouco os efeitos da Narcose
4. Maior Limite Não Descompressivo em relação ao mergulho com ar
5. Menor intervalo de superfície em relação a um mergulho com o mesmo perfil utilizando cilindro com ar – menos nitrogênio absorvido! 😉
Mitos do Nitrox
- Com Nitrox posso mergulhar mais fundo – mentira!
– para cada porcentagem de Nitrox existe um limite de profundidade, este conceito errado felizmente está cada vez mais raro entre os mergulhadores e não-mergulhadores! - Não preciso verificar a porcentagem de oxigênio no cilindro de Nitrox antes de mergulhar – mentira!
– cada mergulhador é responsável por medir a concentração de oxigênio dos cilindros que utilizará e deverá colocar uma etiqueta com as informações, você aprenderá a fazer isso no curso de Nitrox - Usando Nitrox eu aumento meu tempo de mergulho- mentira!
– muitas pessoas confundem ficar mais tempo embaixo da água com Limite Não Descompressivo (LND). A quantidade de gás no cilindro é a mesma, então o que muda é o LND pois você está absorvendo menos nitrogênio! - Fico com menos fadiga com Nitrox – mentira!
– atualmente nenhum estudo conseguiu comprovar a relação de respirar Nitrox com ter menos fadiga após o mergulho. - Só preciso me preocupar com o nitrogênio quando uso Nitrox – mentira!
– em mergulhos repetitivos com Nitrox o mergulhador tem que controlar a sua exposição ao oxigênio, que diminui durante o intervalo de superfície e volta a aumentar durante o próximo mergulho! Controle sua exposição durante toda sua série de mergulhos!
Dica bônus: se você vai à Bonaire ter Nitrox é pré-requisito!
Não quer perder nenhuma dica? Então cadastre-se na nossa newsletter e seja avisado quando novos conteúdos chegarem!
Qualquer questão que você tenha mande para mim!
Bons mergulhos,
JP